A ação narrativa de focalizar: o uso de adjetivos avaliadores e o narrador da Ilíada
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v6i2.19284Palavras-chave:
adjetivos avaliadores, focalização, Ilíada, narrador primário, poesia grega épica oralResumo
Esse artigo tem como principal objetivo investigar, por meio da narratologia aplicada à poesia grega épica oral, momentos em que o narrador primário, na execução de sua atividade de focalização, torna evidente sua presença na Ilíada. Para isso, selecionamos trechos do poema nos quais o narrador vale-se de adjetivos avaliadores ou, devido ao filtro que o narrador impõe, estabelece uma divergência entre sua narração e as secundárias. Discute-se nessa seleção os adjetivos avaliadores que qualificam o mundo dos deuses e dos humanos, tornando evidente um narrador parcial e que, portanto, faz juízos morais acerca dos deuses, seus objetos e ações e dos humanos. Um segundo objetivo, interligado, é discutir a instância responsável por essa narrativa, se divina, em vista da invocação à Musa no início do poema e em outros momentos, ou humana, em vista da atribuição tradicional do canto ao poeta Homero.Referências
AUER, Peter; VON ESSEN, Gesa; FRICK, Werner (Ed.). Author and Narrator: Transdisciplinary Contributions to a Narratological Debate. Berlin, Munich, Boston: De Gruyter, 2015.
BAKKER, Egbert. Pointing to the past: from formula to performance in Homeric poetics. Cambridge: Center for Hellenic Studies, 2005.
BAL, Mieke. Narratology: introduction to the theory of narrative. 3. ed. Toronto: University Of Toronto Press, 2009.
BOWIE, E. L.. Lies, Fiction and Slander in Early Greek Poetry. In: GILL, Christopher; WISEMAN, T.p. (Ed.). Lies and Fiction in the Ancient World. Texas: University Of Exeter Press, 1993. p. 1-37.
BRANDÃO, Jacyntho Lins. Antiga Musa: (arqueologia da ficção). 2. ed. Belo Horizonte: Relicário, 2015.
CUNLIFFE, Richard John. A Lexicon of the Homeric Dialect. Norman: University Of Oklahoma Press, 1963.
DE JONG, Irene J. F. A Narratological Commentary on the Odyssey. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
_________, Irene J. F. Homer. In: NÜNLIST, René; BOWIE, Angus M.; DE JONG, Irene J. F. (Ed.). Narrators, Narratees, and Narratives in Ancient Greek Literature: Studies in Ancient Greek Narratives. Netherlands: Brill, 2004b p. 13-24.
_________, Irene J. F. Narratology and Classics: A Practical Guide. Oxford; Oxford University Press, 2014.
_________, Irene J. F. Narrators and Focalizers: The Presentation of the Story in the Iliad. 2. ed. London: Bristol Classical Press, 2004a.
FOLEY, John Miles. Oral Tradition and its implications. In: MORRIS, Ian; POWELL, Barry (Ed.). A New Companion to Homer. Leiden/New York/Koln: Brill, 1997. p. 146-173.
GRAZIOSI, Barbara; HAUBOLD, Johannes. Homer: The Resonance of Epic. London: Bloomsbury, 2005.
GRIFFIN, Jasper. Homeric Words and Speakers. The Journal Of Hellenic Studies, [s.l.], v. 106, p.36-57, nov. 1986. Cambridge University Press (CUP). http://dx.doi.org/10.2307/629641.
HALLIWELL, Stephen. Between Ecstasy and Truth: Interpretations of Greek poetics from Homer to Longinus. Oxford: Oxford University Press, 2011.
HOMERO. Ilíada. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. 721 p. Tradução de Frederico Lourenço.
HOMERO. Odisseia. São Paulo: Cosac &Naify, 2014.640 p.Tradução de Christian Werner.
HÜHN, Peter; PIER, John; SCHMID, Wolf (Ed.). Handbook of Narratology. Berlim, Boston: De Gruyter, 2009.
KELLY, Adrian. A Referential Commentary and Lexicon to Homer, Iliad VIII. Oxford: Oxford University Press, 2007.
LORD, Albert Bates. The Singer of Tales. New York: Harvard University Press, 1960.
MALTA, André. A musa difusa: visões da oralidade nos poemas homéricos. São Paulo: AnnablumeClássica, 2015.
MARTIN, Richard P..The language of Heroes: Speech and Performance in the Iliad. Ithaca/London: Cornell University Press, 1989.
MURRAY, Penelope. Poetic inspiration in early Greece. The Journal Of Hellenic Studies, [s.l.], v. 101, p.87-100, nov. 1981. Cambridge University Press (CUP). http://dx.doi.org/10.2307/629846.
NAGY, Gregory. Homer the classic. Washington DC.: Center for Hellenic Studies, 2009.
_________, Gregory. Homer the preclassic. Berkeley: University of California Press, 2010.
PARRY, Milman. The Making of Homeric Verse: The collected papers of Milman Parry. Oxford: Clarendon Press, 1971.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988.
RYAN, Marie-laure. Story-Discourse Distinction. In: HERMAN, David; JAHN, Manfred; RYAN, Marie-laure (Ed.). Routledge Encyclopedia of Narrative Theory. Oxfordshire: Routledge, 2005. p. 566-567.
SCODEL, Ruth. The story-teller and his audience. In: FOWLER, Robert (Ed.). Cambridge Companion to Homer. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. p. 45-55.
VAN THIEL, H. Homeri Ilias. Hildesheim, Zürick, New York: Olms, 2010.
VAN THIEL, H. Homeri Odyssea.Hildesheim: Olms, 1991.
WERNER, Christian. Memórias da Guerra de Tróia: a performance do passado épico na Odisseia de Homero. São Paulo: Imprensa da Universidade de Coimbra/Annablume Editora, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.