Hesíodo em Eurípides: Alceste
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v6i2.21260Palavras-chave:
Eurípides, Alceste, Héracles, Hesíodo, mito de PrometeuResumo
A tragédia Alceste de Eurípides e o mito hesiódico de Prometeu têm dois elementos em comum: a personagem de Héracles e o tema da mortalidade como condição humana. Explorar esses dois elementos e sua relação nesta tragédia pode nos mostrar por que esta personagem de Héracles está presente nesta tragédia, como ela está profundamente integrada ao significado desta tragédia e enfim pode nos mostrar o sentido realmente trágico deste drama.Referências
EURIPIDES Alcestis. Edited with an Introduction, Translation and Commentary by D. J. CONACHER. Oxford: Aris & Phillips, 1993.
EURIPIDES Alcestis. Edited with Introduction and Commentary by A. M. DALE. London, Bristol Classical Press, 2003.
EURIPIDES Alcestis. Edited with Introduction and Commentary by L. P. E. PARKER. Oxford, Oxford University, 2007.
EURIPIDES’ Alcestis. With Notes and Commentary by C. A. E. LUSCHNIG and H. M. ROISMAN. Oklahoma, University of Oklahoma, 2003.
EURIPIDIS FABULAE edidit J. Diggle. 3 vols. Oxford Classical Text. 1984, 1981, 1994.
HESÍODO Teogonia A Origem dos Deuses. Estudo e Tradução de Jaa Torrano. São Paulo, Iluminuras, 2006.
HESÍODO Os Trabalhos e os Dias. Tradução Introdução e Comentários de Mary de Camargo Neves Lafer. São Paulo, Iluminuras, 2002.
SOURVINOU-INWOOD, Christiane. Tragedy and Athenian Religion. Oxford: Lexington Books, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.