As Tesmoforiantes: peça com menos referência política de Aristófanes?
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v2i1.2821Palavras-chave:
Aristófanes, Comédia Antiga, As Tesmoforiantes, Mulheres, AssembleiaResumo
As Tesmoforiantes são uma peça menos estudada pela crítica, principalmente se levarmos em consideração os amplos estudos feitos sobre Lisístrata, por exemplo, obra tida como encenada no mesmo ano que As Tesmoforiantes (411a.C). As paródias a textos de Eurípides, dentro desta comédia, fizeram que a crítica até meados dos anos 70, creditasse pouco valor à obra, considerando-a apenas uma série de brincadeiras sobre o tragediógrafo e, assim, uma peça de menor valor. Entretanto estudos posteriores, como o de Zeitlin (1981), começam a apontar para outras leituras da obra, de modo que fosse possível perceber que a peça não era assim tão superficial quanto parece à primeira leitura. Slater (2002), por exemplo, enxerga, na representação da assembleia feminina, outras possibilidades de leitura, como a possível referência à repressão que os atenienses sofriam no período da crise de 411. O meu objetivo, portanto, é pensar algumas passagens que remeteriam a fatos históricos e buscar fazer uma comparação entre essas passagens e a representação da assembleia feminina nos versos 295 ss.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.