Um estudo dos procedimentos ecfrásticos
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v2i1.2824Palavras-chave:
écfrase, evidência, enargiaResumo
A finalidade da presente pesquisa é estudar alguns recursos que servem tanto à retórica como à poética sob o prisma dos mecanismos que permitem produzir imagens verbais; entramos, portanto, em uma questão muito difundida na Antiguidade: trata-se da relação entre as artes verbais e as visuais. Os procedimentos inicialmente selecionados foram a écfrase (ékphrasis) e a enargia (enárgeia). No entanto, no decorrer desse estudo, observamos outros dispositivos retóricos que produzem o mesmo efeito de visualização de imagens ausentes por meio da descrição verbal. Há ainda a discussão acerca da nomenclatura, pois o mesmo efeito é designado por diferentes termos, demonstrando a diversidade de procedimentos que permitem produzir um discurso “visual” por meio da linguagem verbal. A pesquisa não se restringe ao campo teórico, uma vez que a leitura e análise de excertos de algumas obras da Antiguidade servem como base para fundamentar as conclusões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.