Écfrase e presentificação de imagens: o episódio de Aracne nas "Metamorfoses" de Ovídio (VI, 1-145)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v8i1.32875

Palavras-chave:

Ekphrasis, Metamorfoses, Enargeia, Ovídio, António Feliciano de Castilho

Resumo

A écfrase é um procedimento retórico e descritivo que visa descrever visualmente um objeto ou evento como se ele estivesse ocorrendo diante dos olhos do receptor do discurso. Desta forma, através de um trabalho bastante minucioso com a linguagem, o procedimento ecfrástico é capaz de tornar presentes as imagens do discurso, o que confere a este um grande poder persuasivo. O presente artigo tem por objetivo discutir a potencialidade estética do conceito de écfrase e enargeia, através da análise do episódio de Aracne, constante no sexto livro das Metamorfoses de Ovídio, em tradução inédita feita por António Feliciano de Castilho no século XIX. Tal episódio apresenta uma descrição bastante pormenorizada das tecelagens elaboradas pela deusa Palas e pela mortal Aracne, as quais resultam na metamorfose da segunda em aranha. Pretendeu-se mostrar como a écfrase opera dentro de uma produção poética e de que modo ela é capaz de conferir um forte efeito de presença nas imagens descritas, bem como uma forte influência na ação principal da narrativa épica.

Biografia do Autor

Letícia Nataly Almeida, Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Araraquara (FCLar)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL) da UNESP, campus de Araraquara

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Almeida, L. N. (2020). Écfrase e presentificação de imagens: o episódio de Aracne nas "Metamorfoses" de Ovídio (VI, 1-145). CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 8(1), 154–168. https://doi.org/10.25187/codex.v8i1.32875

Edição

Seção

Artigos