A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação

Luiz Guilherme Couto Pereira

Resumo


Partindo das considerações de Taplin acerca da encenação em The stagecraft of Aeschylus: the dramatic use of exits and entrances in Greek Tragedy (1997) e dos recursos de caracterização usados por Eurípides conforme estudados por Van Emde Boas em Characterization in Ancient Greek literature (2017), o presente trabalho analisa a tragédia Medeia, de Eurípides, e desenvolve considerações acerca da construção do caráter de Medeia enquanto personagem complexa multifacetada em razão dos encontros por que passa ao longo da trama.

Palavras-chave


Eurípides; Medeia; tragédia grega; caracterização; encenação

Texto completo:

PDF

Referências


DINGEL, J. (1967) Das requisite in der griechischen Tragödie (Diss Tübingen).

GELLIE, G. (1988) The character of Medea. In BICS n. 35.1 pp.15-22.

GOULD, J.P. (2012 [1996]) Euripides. In Oxford Classical Dictionary, 4th ed., pp. 551-553. S. Hornblower, A. Spawforth, E. Eidinow (eds.). Oxford: Oxford University Press.

HALLERAN, M. (1985) Stagecraft in Euripides. Sidney: Croom Helm Australia Pty Ltd.

HAMILTON, R. (1987) Cries within and the tragic skene. In AJP 108: 585-99.

HARSH, P. W. (1965) A handbook of classical drama. Stanford University Press: Stanford.

MARTIN, R. P. (2007) Ancient theatre and performance culture. In The Cambridge companion to Greek and Roman theatre. McDonald, M. & Walton, J. M., pp. 36-54. Cambridge: Cambridge University Press.

MARTIN, R. P. (2002) Euripides: Medea. Cambridge: Cambridge University Press.

MASTRONARDE, D. J. (1990) Actors on high: the skene roof, the crane, and the gods in Attic drama. In Classical Antiquity 9 pp. 247-97.

MOSSMAN, J. (2011) Euripides: Medea. Oxford: Oxford University Press.

SEIDENSTICKER, B. (2008) Character and characterization in Greek tragedy. In Performance, iconography, reception: studies in honour of Oliver Taplin. Revermann, M., Wilson, P. 2008 pp. 333-346. Oxford: Oxford University Press.

SOURVINOU-INWOOD, C. (1997) Medea at a shifting distance: images and Euripidian tragedy. In Medea. Essays on Medea in myth, literature, philosophy, and art. Clauss, J. & Johnston, S. I., pp. 253-96. Princeton: Princeton University Press.

TAPLIN, O. (1977a) The stagecraft of Aeschylus: the dramatic use of exits and entrances in Greek Tragedy. Oxford: Oxford University Press.

TAPLIN, O. (1977b) Did Greek dramatists write stage instructions? In PCPS n. 23, pp. 121-32.

TAPLIN, O. (2006) The pictorial record. In Cambridge companion to Greek tragedy. 2nd. ed. Cambridge: Cambridge University Press.

VAN EMDE BOAS, E. (2017) Euripides. In Characterization in Ancient Greek literature. Leiden e Boston: Brill.




DOI: https://doi.org/10.25187/codex.v8i1.33633

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Luiz Guilherme Couto Pereira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.