Heráclito de Éfeso: sobre o sono, a vigília e a morte
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v9i1.34126Palavras-chave:
sono, vigília, morte, alma, LógosResumo
Este artigo propõe um estudo sobre as relações do sono, da vigília e da morte com a alma e o com Lógos heraclítico. Conforme a teoria de Heráclito de Éfeso sobre o sono e a vigília, o homem está em contato com a morte quando dorme, pois o arder de sua alma-fogo se abranda. Assim, quem dorme se assemelha àquele que está morto, sendo o sono um estado intermediário entre a vida acordada e a morte. Para defender essa leitura dos fragmentos e para que a pesquisa fosse realizada, estabelecemos três momentos de pesquisa que buscaram elucidar a relação entre alma, Lógos, sono, vigília e morte. Em um primeiro momento, tentamos compreender o que Heráclito descreveu como sono, vigília e morte, bem como buscamos entender a relação entre eles. Em um segundo momento, foi preciso abordar os fragmentos sobre a alma propostos pelo filósofo em questão. Esse passo foi imprescindível à pesquisa proposta, pois revelou uma possível conexão do homem com o fogo constituinte de tudo e pudemos defender a ideia de que, para Heráclito, o homem é parte de um todo. A partir da descrição de uma alma-fogo, foi possível pensar, em um terceiro momento do texto, o que é o Lógos, tantas vezes e de tantos modos mencionado pelo filósofo. Esta reflexão foi feita para reforçar, por fim, o pensamento do efésio sobre as relações entre sono, vigília e morte como parte integrante de uma filosofia que une ideias a respeito da vida humana com as suas teorias acerca de tudo que existe.
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