De escravos a benfeitores
os libertos e a munificência na Hispania romana
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v12i1.61966Palavras-chave:
Hispania Romana, escravidão, libertosResumo
Filipe Noé da Silva, em De escravos a Benfeitores: os libertos e a munificência na Hispania Romana, nos apresenta pormenorizada investigação sobre uma estratégia de inserção e ascensão social praticada por libertos, na Bética, nos dois primeiros séculos de nossa era, a munificência cívica. O livro, na verdade, é a publicação de sua tese de doutoramento, defendida em 2021, sob orientação de Pedro Paulo Abreu Funari, na Universidade Estadual de Campinas. A trajetória acadêmica do autor é marcada por temáticas relativas ao estudo de grupos subalternizados na Antiguidade, confluindo no presente trabalho. Somam-se aos quatro capítulos que compõem o volume, além de introdução e considerações finais, o prólogo, redigido por Juan Manuel Bermúdez Lorenzo (Universidad Rey Juan Carlos), e a apresentação, da lavra de Lourdes Conde Feitosa (UNISAGRADO).
Downloads
Referências
FINLEY, Moses. Escravidão antiga e ideologia moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1991.
FUNARI, Pedro Paulo. Os historiadores e a cultura material. In: PINSKY, Carla (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Editora Contexto, 2008, pp. 81-110.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Augusto Antônio de Assis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.







