De escravos a benfeitores

os libertos e a munificência na Hispania romana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v12i1.61966

Palavras-chave:

Hispania Romana, escravidão, libertos

Resumo

Filipe Noé da Silva, em De escravos a Benfeitores: os libertos e a munificência na Hispania Romana, nos apresenta pormenorizada investigação sobre uma estratégia de inserção e ascensão social praticada por libertos, na Bética, nos dois primeiros séculos de nossa era, a munificência cívica. O livro, na verdade, é a publicação de sua tese de doutoramento, defendida em 2021, sob orientação de Pedro Paulo Abreu Funari, na Universidade Estadual de Campinas. A trajetória acadêmica do autor é marcada por temáticas relativas ao estudo de grupos subalternizados na Antiguidade, confluindo no presente trabalho. Somam-se aos quatro capítulos que compõem o volume, além de introdução e considerações finais, o prólogo, redigido por Juan Manuel Bermúdez Lorenzo (Universidad Rey Juan Carlos), e a apresentação, da lavra de Lourdes Conde Feitosa (UNISAGRADO).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Antônio de Assis, Universidade Federal de São Paulo

Graduado em História pela Universidade Estadual de Campinas, mestrando em História pela Universidade Federal de São Paulo sob orientação do prof. dr. Glaydson José da Silva.
Áreas de interesse: História Antiga, História Contemporânea, Usos do passado; instrumentalização da Roma Antiga pela Itália fascista.

Referências

FINLEY, Moses. Escravidão antiga e ideologia moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1991.

FUNARI, Pedro Paulo. Os historiadores e a cultura material. In: PINSKY, Carla (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Editora Contexto, 2008, pp. 81-110.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2025-05-21

Como Citar

Assis, A. A. de. (2025). De escravos a benfeitores: os libertos e a munificência na Hispania romana. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 12(1), e1212402. https://doi.org/10.25187/codex.v12i1.61966