Figurações do escravo nos fragmenta da Comédia Antiga

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v12i1.62997

Palabras clave:

escravo, Comédia Antiga, fragmentos, reconfiguração

Resumen

Aristófanes reconhece potencial cómico na figura do escravo. Trata-se de uma personagem que foi sujeita a um processo de configuração estética ao longo da produção teatral, se tivermos apenas em conta as onze peças aristofânicas que nos chegaram. Considerando este cenário, o presente artigo visa analisar os fragmentos cómicos dos contemporâneos de Aristófanes para verificar o tratamento que deram à persona dramatis do escravo (onomástica, proveniência, tarefas e relação com o senhor). Os resultados desta análise permitir-nos-ão comentar a posição dos comediógrafos da Archaia (e da Mesa) face à conceptualização da figura que se tornaria no rei da galeria de personagens de Plauto: o escravo.

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Biografía del autor/a

Rui Tavares de Faria, Universidade dos Açores / CECH - Universidade de Coimbra

Professor Auxiliar Convidado

Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Universidade dos Açores

Investigador Integrado do CECH - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra

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Publicado

2025-05-21 — Actualizado el 2025-05-23

Cómo citar

de Faria, R. T. (2025). Figurações do escravo nos fragmenta da Comédia Antiga. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 12(1), e1212406. https://doi.org/10.25187/codex.v12i1.62997