O pastor vitorioso

notas sobre os fragmentos de Alexandre de Sófocles

Autores

  • Paloma Flavio Betini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v12i2.64531

Palavras-chave:

Sófocles, fragmentos, Troia, reconhecimento, retornos

Resumo

Este artigo visa tecer comentários acerca dos fragmentos da peça Alexandre de Sófocles, de datação desconhecida, que teria narrado a vitória de Páris nos jogos atléticos, desbancando seus irmãos Deífobo e Heitor, quando estes ainda não conheciam sua verdadeira identidade. Por meio da vitória, Páris retorna à sua família, o que desencadeia os eventos que culminarão na destruição de Troia. Por ser uma peça com fragmentos curtos e precários, esta análise em um primeiro momento sistematiza outras fontes (literárias e iconográficas) do mito da exposição e retorno do príncipe troiano a fim de traçar imagens e temas que podem ou não ter configurado na tragédia; em seguida, dedica-se propriamente ao estudo dos versos sobreviventes, colocando-os em comparação a outras obras, em especial a Alexandre de Eurípides, cujo enredo teria possuído certas similaridades com o de Sófocles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Flavio Betini, Universidade de São Paulo

Graduanda em Letras Português na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Foi orientanda de Iniciação Cientifica (2019-2020) da Profa. Dra. Giuliana Ragusa com o projeto "Helena e Páris entre vozes: figurações na poesia mélica grega arcaica".

Referências

BETINI, P. F.; RAGUSA, G. Alexandre de Eurípides: Fragmentos Traduzidos e Comentados. Translatio (UFRGS), v. 25, pp. 1-23, 2023.

BETINI, P. F. Entre dardos, deuses e profecias: o Páris de Píndaro. Revista Ágora (Aveiro), v. 26, pp. 35-54, 2024.

BRUNHARA, R. Uma Poética do Simpósio: A Performance da Elegia Grega Arcaica na Teognideia. Tese (Doutorado em Letras Clássicas) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 513 ff, 2017.

CROPP, M. Lost Tragedies: A Survey. In: GREGORY, J. (org.). 2005. A Companion to Greek Tragedy. Malden: Blackwell Publishing, 2005, pp. 271-92.

FINGLASS, P. J. Erinys or Hundred-Hander? Pindar, fr. 52i(a). 19-21 Snell-Maehler = B3.257 Rutherford (“Paean” 8a). Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik, v. 154, pp. 40-2, 2005.

FINGLASS, P. J. (ed., coment.). Sophocles. Oedipus the King. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.

GANTZ, T. Early Greek myth. A Guide to Literary and Artistic Sources. Baltimore: John Hopkins University Press, 1993.

GUTZWILLER, K. The Herdsman in Greek Thought. In: FANTUZZI, M.; PAPANGHELI, T. (eds.). Brill’s Companion to Greek and Latin pastoral. Leiden, Boston: Brill, 2006, pp. 1-24.

HUYS, M. The Tale of the Hero Who Was Exposed at Birth in Euripidean Tragedy: a Study of Motifs. Leuven: Leuven University Press, 1995.

KANNICHT, R. (ed.). Tragicorum Graecorum Fragmenta. Vol. 5: Euripides. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 2004.

KARAMANOU, I. The Attack-scene in Euripides ‘Alexandros’ and its Reception in Etruscan art. Bulletin of the Institute of Classical Studies, v. 126, p. 415-31, 2013.

KARAMANOU, I. (ed., intr., coment.). Euripides Alexandros. Introduction, Text and Commentary. Berlim: De Gruyter, 2017.

KOVACS, D. On the Alexandros of Euripides. Harvard Studies in Classical Philology, v. 88, p. 47-70, 1984.

JEBB, R. C.(ed.); PEARSON, A. C.(coment.); HEADLAM, W. G. (coment.). The Fragments of Sophocles. Vol. 1. Cambridge: University Press, 2009.

RADT, S. (ed.). Tragicorum Graecorum Fragmenta. Vol. 4: Sophocles. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1999.

RUTHERFORD, I. (ed., coment.). Pindar’s Paeans. A Reading of Fragments with a Survey of Genre. Oxford: University Press, 2001.

SUTTON, D. The Lost Sophocles. Boston: University Press of America, 1984.

TORRANCE, I. Metapoetry in Euripides. Oxford: Oxford University Press, 2013.

Downloads

Publicado

2025-08-09

Como Citar

Flavio Betini, P. (2025). O pastor vitorioso: notas sobre os fragmentos de Alexandre de Sófocles. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 12(2), e1222402. https://doi.org/10.25187/codex.v12i2.64531