O pastor vitorioso
notas sobre os fragmentos de Alexandre de Sófocles
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v12i2.64531Palavras-chave:
Sófocles, fragmentos, Troia, reconhecimento, retornosResumo
Este artigo visa tecer comentários acerca dos fragmentos da peça Alexandre de Sófocles, de datação desconhecida, que teria narrado a vitória de Páris nos jogos atléticos, desbancando seus irmãos Deífobo e Heitor, quando estes ainda não conheciam sua verdadeira identidade. Por meio da vitória, Páris retorna à sua família, o que desencadeia os eventos que culminarão na destruição de Troia. Por ser uma peça com fragmentos curtos e precários, esta análise em um primeiro momento sistematiza outras fontes (literárias e iconográficas) do mito da exposição e retorno do príncipe troiano a fim de traçar imagens e temas que podem ou não ter configurado na tragédia; em seguida, dedica-se propriamente ao estudo dos versos sobreviventes, colocando-os em comparação a outras obras, em especial a Alexandre de Eurípides, cujo enredo teria possuído certas similaridades com o de Sófocles.
Downloads
Referências
BETINI, P. F.; RAGUSA, G. Alexandre de Eurípides: Fragmentos Traduzidos e Comentados. Translatio (UFRGS), v. 25, pp. 1-23, 2023.
BETINI, P. F. Entre dardos, deuses e profecias: o Páris de Píndaro. Revista Ágora (Aveiro), v. 26, pp. 35-54, 2024.
BRUNHARA, R. Uma Poética do Simpósio: A Performance da Elegia Grega Arcaica na Teognideia. Tese (Doutorado em Letras Clássicas) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 513 ff, 2017.
CROPP, M. Lost Tragedies: A Survey. In: GREGORY, J. (org.). 2005. A Companion to Greek Tragedy. Malden: Blackwell Publishing, 2005, pp. 271-92.
FINGLASS, P. J. Erinys or Hundred-Hander? Pindar, fr. 52i(a). 19-21 Snell-Maehler = B3.257 Rutherford (“Paean” 8a). Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik, v. 154, pp. 40-2, 2005.
FINGLASS, P. J. (ed., coment.). Sophocles. Oedipus the King. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.
GANTZ, T. Early Greek myth. A Guide to Literary and Artistic Sources. Baltimore: John Hopkins University Press, 1993.
GUTZWILLER, K. The Herdsman in Greek Thought. In: FANTUZZI, M.; PAPANGHELI, T. (eds.). Brill’s Companion to Greek and Latin pastoral. Leiden, Boston: Brill, 2006, pp. 1-24.
HUYS, M. The Tale of the Hero Who Was Exposed at Birth in Euripidean Tragedy: a Study of Motifs. Leuven: Leuven University Press, 1995.
KANNICHT, R. (ed.). Tragicorum Graecorum Fragmenta. Vol. 5: Euripides. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 2004.
KARAMANOU, I. The Attack-scene in Euripides ‘Alexandros’ and its Reception in Etruscan art. Bulletin of the Institute of Classical Studies, v. 126, p. 415-31, 2013.
KARAMANOU, I. (ed., intr., coment.). Euripides Alexandros. Introduction, Text and Commentary. Berlim: De Gruyter, 2017.
KOVACS, D. On the Alexandros of Euripides. Harvard Studies in Classical Philology, v. 88, p. 47-70, 1984.
JEBB, R. C.(ed.); PEARSON, A. C.(coment.); HEADLAM, W. G. (coment.). The Fragments of Sophocles. Vol. 1. Cambridge: University Press, 2009.
RADT, S. (ed.). Tragicorum Graecorum Fragmenta. Vol. 4: Sophocles. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1999.
RUTHERFORD, I. (ed., coment.). Pindar’s Paeans. A Reading of Fragments with a Survey of Genre. Oxford: University Press, 2001.
SUTTON, D. The Lost Sophocles. Boston: University Press of America, 1984.
TORRANCE, I. Metapoetry in Euripides. Oxford: Oxford University Press, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paloma Flavio Betini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.







