O livro de Catulo, de João Angelo Oliva Neto
resenha
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v12i2.65202Palavras-chave:
resenha; O livro de Catulo; poesia antigaResumo
O presente texto é uma resenha crítica de O livro de Catulo, de João Angelo Oliva Neto. Nela buscamos apresentar algumas das questões discutidas ao longo da obra, como conceitos fundamentais sobre poesia antiga e, especificamente, sobre a poética catuliana e suas influências e antecedentes. Temos como objetivo apresentar uma visão geral da obra e alguns aspectos ligados à trajetória acadêmica do autor, reafirmando sua propriedade ao tratar do tema bem como a relevância da obra para os estudos clássicos no país. Em especial, ressaltamos a importância de uma obra capaz de se adequar a diferentes públicos – de especialistas no campo das letras antigas ao público menos douto. O texto latino, nem sempre presente, mas sempre apreciado por estudiosos, a presença de uma antologia de traduções de Catulo em língua portuguesa, que permite o contato com outras soluções tradutológicas, e o aparato crítico, composto por comentários sobre metros, conceitos literários específicos, como poikilía e polyéideia, mas também sobre personagens/pessoas relevantes presentes nos poemas e sobre o contexto de cada um deles são diferenciais da obra aqui avaliada.
Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 3a ed. São Paulo: Cultrix, 1976.
OLIVA NETO, João Angelo. Falo no Jardim: Priapéia Grega, Priapéia Latina. Tradução do grego e do latim, ensaios introdutórios, notas e iconografia de João Angelo Oliva Neto. São Paulo: Cotia/Campinas, Ateliê/Editora da Unicamp, 2006.
OLIVA NETO, João Angelo. O livro de Catulo. Tradução em verso do latim, ensaio introdutório, notas, antologia de traduções de Catulo e menções literárias de João Angelo Oliva Neto. 2ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2024.
OLIVA NETO, João Angelo. Plínio, o Jovem: Epístolas Completas: livro I, II, III. Tradução, introdução e notas de João Angelo Oliva Neto; leitura crítica de Paulo Sérgio de Vasconcellos. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial; Editora Mnema, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Carolina Aquarolli Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.







