Afrodite, Fedra e Ártemis
honra e vingança no Hipólito de Eurípides
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v13i1.69208Palavras-chave:
Eurípides, Hipólito, Afrodite, Ártemis, Honra, VingançaResumo
A tragédia Hipólito de Eurípides evidencia a arrogância do protagonista com relação a Afrodite: por ser casto, devoto e muito próximo de Ártemis, Hipólito despreza a deusa do amor. A trama acontece entre a epifania de Afrodite no prólogo e a de Ártemis no êxodo. Afrodite, desonrada por Hipólito, afirma, no início da peça, que se vingará. Faz parte de seus planos que Fedra, esposa de Teseu, esteja terrivelmente apaixonada pelo jovem enteado, o que causará a ruína de ambos. No êxodo, Ártemis declara que, por temer Zeus e sem poder interferir nos desígnios de outra divindade, foi desonrada ao permitir a morte do seu favorito. Assim, ela também se vingará, destruindo o mortal mais amado por Afrodite. No plano humano, Fedra igualmente se vingará da arrogância de Hipólito. Tais vinganças se enraízam na importância crucial da honra, para deuses e humanos, e a consequente aversão à desonra.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução e notas de Manuel Alexandre Júnior. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005.
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução, Textos Adicionais e Notas de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2019.
BARRETT, W. S. Euripides, Hippolytos. Oxford: Oxford University Press, 1964.
BEEKES, Robert. Etymological Dictionary of Greek. Leiden/Boston: Brill, 2010.
CHANTRAINE, P. Dictionnaire Étymologique de la Langue Grecque: Histoire des Mots. Paris: Klincksieck, 1999.
HESÍODO. Teogonia, A Origem dos Deuses. Estudo e Tradução de JAA Torrano. São Paulo: Editora Iluminuras, 2017.
KITTO, H. D. F. A Tragédia Grega. Tradução de Dr. José Manuel Coutinho e Castro. Coimbra: Arménio Amado Editora, v. I e II. 1990.
KONSTAN, David. The Emotions of the Ancient Greeks: Studies in Aristotle and Classical Literature. Toronto: University of Toronto Press, 2006.
RANKIN, A.V. Euripides’ Hippolytus: a Psychopathological Hero. Arethusa, n.7, pp.71-94, 1974.
RIBEIRO JR, Wilson Alves (org.). Hinos Homéricos. Vários tradutores. São Paulo, Editora Unesp, 2010.
WILDBERG, Christian. Piety as service, epiphany as reciprocity: two observations on the religious meaning of gods in Euripides. Illinois Classical Studies, n. 24-25, pp. 235-256, 1999-2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Cristina Rodrigues da Silva Franciscato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.







