Onde houver ofensa que eu leve o perdão?
punição e estratégias de reconciliação em comédias de Plauto e de Ariano Suassuna
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v13i1.69227Palavras-chave:
Plauto, Ariano Suassuna, perdão, punição, estudos de recepção dos clássicosResumo
O objetivo deste texto é discutir, com base nas formulações teóricas dos Classical Reception Studies (Hardwick, 2003; Martindale, 1993, 2006), as representações de estratégias de reconciliação em textos da comédia latina antiga e da moderna brasileira. Tomando como ponto de partida a afirmação de Konstan (2010) de que os antigos não se pautavam em uma concepção de perdão conforme compreendida em nossos dias, buscarei apontar tal diferenciação por meio da análise de peças teatrais do dramaturgo romano Tito Mácio Plauto (Titus Maccius Plautus, III-II a.C.) e do brasileiro Ariano Suassuna (1927-2014). Para tanto, analisarei passagens das peças Aulularia (Comédia da Panela), Mercator (O Mercador), Miles Gloriosus (O Soldado Fanfarrão) e Persa de Plauto, bem como Auto da Compadecida e Farsa da Boa Preguiça de Suassuna. No decorrer da argumentação, tentarei evidenciar, por um lado, o contexto de produção das comédias latina e brasileira, e, por outro, aspectos constitutivos do opus poético de ambos os autores.
Downloads
Referências
AGNOLON, A. A festa de Saturno: o Xênia e o Apoforeta de Marcial. São Paulo: Edusp, 2017.
BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1987.
BALDSON, J.P.V.D. Life and Leisure in Ancient Rome. London: Phoenix Press, 1969.
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
BIANCO, M. M. Ridiculi senes – Plauto e i vecchi da commedia. Palermo: Flaccovio Editore, 2003.
BÍBLIA SAGRADA. Tradução dos originais grego, hebraico e aramaico mediante a versão dos Monges Beneditinos de Maredsous (Bélgica). 198 ed. São Paulo: Ave Maria, 2012.
BRAGION, A. Humor e metalinguagem nos prólogos de Terêncio. Tese (doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2020.
CARDOSO, I. T. Ars Plautina. (Tese de doutorado em Letras Clássicas). Universidade de São Paulo, USP, 2005.
CARDOSO, I. T. Ilusão e engano em Plauto. In: CARDOSO, Z. A.; DUARTE, A. S. (Org.). Estudos sobre o teatro antigo. São Paulo: Alameda, 2010, pp. 95-126.
CARDOSO, I. T. Trompe l’oeil: Philologie und Illusion. Vienna Göttenburg: V&R, 2011.
CARDOSO, I.T. Comic Technique. In: DINTER, M. T. The Cambridge Companion to Roman Comedy. Cambridge: Cambridge University Press, 2019, pp. 120-135.
CARDOSO, I. T. Actors and Audience. In: FRANKO, G. F; DUTSCH, D. A Companion to Plautus. Wiley-Blackwell, 2020, pp. 61-75.
CARVALHO, Sérgio de. Teatro e sociedade no Brasil colônia: a cena jesuítica do Auto de São Lourenço. Revista Sala Preta, v. 15, n.1, pp. 6-53, 2015. DOI 10.11606/issn.2238-3867.v15i1p6-53. Disponível em: https://revistas.usp.br/salapreta/article/view/97454. Acesso em: 17 fev. 2025.
DIAS, V. F. Ariano Suassuna, o Plauto arretado do Nordeste brasileiro: emulações plautinas em Auto da Compadecida. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2020.
DIAS, V. F. Astúcia e hierarquia: a representação das personagens subalternas no teatro de Plauto e de Ariano Suassuna. In: Juliana Marques Morais; Pedro Benedetti; Rafael Monpean. (org.). Agência, conflitos e subalternidade na Antiguidade: abordagens multidisciplinares entre história, literatura e cultura material. 1ed. São Paulo: FFLCH-USP, 2023, v. 1, pp. 191-213. DOI 10.11606/9788575064542.
DIAS, V. F. A representação de otium e negotium em comédias de Plauto e de Ariano Suassuna. Letras & Letras, Uberlândia, v. 40, n. único, p. e4039, pp. 1–30, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v. 40-2024-39. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/73505. Acesso em 16 fev. 2025.
DUCKWORTH, G. E. The nature of Roman comedy. Princeton; N.J.: University Press, 1952.
FRAENKEL, E. Plautine Elements in Plautus. Translated by Thomas Drevikovsky and Frances Muecke. Oxford; New York: Oxford University Press, 2007.
GLARE, P. G. W. (ed.). Oxford Latin Dictionary. Oxford: Clarendon Press, 1968.
HARDWICK, L. Reception Studies. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
HUNTER, R. On coming after. Part 1: Hellenistic Poetry and its Reception. Berlim: Walter de Gruyter, 2008. pp. 593-611. https://doi.org/10.1515/9783110210309.
JAUSS, H. R. A história da Literatura como provocação à Teoria Literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Editora Ática, 1994.
KONSTAN, D. Before Forgiveness: the origins of a moral idea. New York: Cambridge University Press, 2010.
KONSTAN, D. Roman comedy. Ithaca/London: Cornell University Press, 1983.
LEFEVRE, E, STÄRK, E, VOGT-SPIRA, G. Plautus Barbarus. Sechs kapitel zur Originalität des Plautus. Tübingen, Günter Narr Verlag, 1991.
MAGALHÃES DE OLIVEIRA, J. C.; COURRIER, C. Ancient History from Below: An Introduction. In: COURRIER, C.; MAGALHÃES DE OLIVEIRA, J. C. (Eds.). Ancient History from Below: Subaltern Experiences and Actions in Context. Londres; Nova York: Routledge, 2022, pp. 1–31.
MARSHALL, C.V. The stagecraft and performance in roman comedy. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
MARTINDALE, C. Redeeming the Text: Latin Poetry and the Hermeneutics of Reception. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
MARTINDALE, C.; THOMAS, R. F; (ed.). Classics and the Uses of Reception. Malden, Mass: Blackwell, 2006, pp. 1-13. DOI: 10.1002/9780470774007.
NOTARI, T. Cum Dignitate Otium. Remarks on Cicero’s Speech in Defense Sestius. Fundamina, v. 22, n.2, pp. 273-289, 2016.
PLAUTO. O Mercador. Tradução, introdução e comentário de Aires Pereira do Couto. Coimbra: Annablume, 2017.
PLAUTO. Comédias. Seleção, introdução, notas e tradução de Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 1978.
PLAUTUS. The Merchant, The Braggart Soldier, The Ghost, The Persian. Edited and translated by Wolfgang de Melo. Cambridge, MA; London: Harvard University Press, 2011.
RICHLIN, A. Slave Theater in the Roman Republic: Plautus and Popular Comedy. New York: Cambridge University Press, 2017.
SEGAL, E. Roman Laughter: the comedy of Plautus. 2. ed. New York: Oxford University Press, 1987.
SLATER, N. W. Plautus in Performance: the theatre of the mind. 2. ed. Amsterdam: Harwood Academic Publishers, 2000.
STEWART, R. Plautus and Roman Slavery. Chichester: Wiley-Blackwell, 2012.
SUASSUNA, A. Teatro Completo de Ariano Suassuna: comédias. Organização Carlos Newton Júnior. 1. ed. Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 2018.
TAYLOR, L.R. The opportunities for dramatic performances in the time of Plautus and Terence. Transactions and Proceedings of the American Philological Association, 1937, Vol. 68, pp. 284-304.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vanessa Fernandes Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.







