DIMENSÃO DA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM DEBATE A PARTIR DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Abstract
RESUMOEste trabalho faz uma reflexão sobre o lugar da experiência na sociedade contemporânea, para, a partir disso, construir o papel da escola quanto a tal problemática. Em um primeiro momento, é realizada uma discussão sobre o conceito de experiência; a seguir, uma análise em dois eixos que incluem os impactos da contemporaneidade na formação humana e o lugar do outro nesse processo. Por fim, levanta-se que tal discussão é de importância fundamental para a formação de professores, já que além de uma dimensão epistemológica, é possível na análise da experiência, incluir um debate ético-estético-político acerca da educação humana.
Palavras-Chaves: Experiência; Contemporaneidade; Ética; Alteridade
ABSTRACT
This paper discuss about the place of experience in contemporary society, so after that, built the school's role in front of these questions. At first, we held a discussion on the concept of experience; at second time, it's analyzed in two directions that include the impacts of human development in the contemporary and the place of the other in this process. Finally, we defend the fundamental importance of this discuss for the training of teachers, as well as an epistemological dimension, it is possible in the analysis of experience, including an ethical-political-aesthetic debate about education of man.
Keywords: Experience, Contemporaneity, Ethics, Alterity