EDUCAÇÃO, IMAGINAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO: o uso dos processos educacionais complementares de socialização e individualização contra o fracasso poético

Auteurs-es

  • Heraldo Aparecido Silva UFPI

Résumé

Resumo: O objetivo deste trabalho é explicitar alguns aspectos da filosofia da educação de Rorty. Os aportes teóricos que fundamentaram o estudo foram: Arcilla (1997), Garrison e Neiman (2003), Rorty (1990, 1994, 1998, 1999, 2000) e Silva (2011), dentre outros. Assim, enfatizamos a filosofia da educação de Rorty a partir dos processos educacionais complementares de socialização e individualização para evidenciar sua relevância, no âmbito do uso imaginativo de narrativas, como componentes poéticos de transformação individual e social.

Palavras-chave: Educação. Filosofia. Literatura. Imaginação. Narrativa.

 

Abstract: The objective of this work is to show some aspects of Rorty's educational philosophy. The theoretical supports that founded our study are: Arcilla (1997), Garrison e Neiman (2003), Rorty (1990, 1994, 1998, 1999, 2000) e Silva (2011), among others. Thus, we note that the Rorty's educational philosophy from the complementary educational processes of socialization and individualization to show your relevance, in the field of imaginative use of narratives, as poetic components to the individual and social transformation.

Key-words: Education. Philosophy. Literature. Imagination. Narrative.

Biographie de l'auteur-e

Heraldo Aparecido Silva, UFPI

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor de Filosofia da Educação na Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde coordena o Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo (NEFEP).

Téléchargements

Publié-e

2012-07-24

Numéro

Rubrique

Artigos