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Angélica Adverse
https://orcid.org/0000-0002-8938-8819
Universidade Federal de Minas Gerais
Escola de Belas Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
Universidade do Estado de Minas Gerais
Brasil
Residente Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) pela Universidade Paris I - Sorbonne (2016). Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Especialista em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Foi professora-pesquisadora da Escola de Design /Escola Guignard / UEMG da Universidade do Estado de Minas Gerais entre 1997-2019, atuando como professora permanente no Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arte e como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Design. Atualmente é professora adjunta da Escola de Belas da Universidade Federal de Minas Gerais.
No âmbito da arte, desenvolve trabalhos propondo diálogos transdisciplinares por meio de livros de artista, vestuário, têxteis, desenho, aquarela e fotografia. Publicou os seguintes livros: Moda Moderna Medida do Tempo: O futurismo Italiano e a Estética do Efêmero (2012) São Paulo: Estação das Letras & Cores; Imagens São Espelhos (2013) Belo Horizonte: ed. do Autor. Em 1996, Recebeu o Prêmio Smirnoff International Fashion Awards, Toronto (prêmio internacional para revelação de jovens talentos da moda). Igualmente premiada pela editora Abril em 2001, com o trabalho intitulado Meninas a Bico de Pena (no qual pesquisou a presença da moda na obra de Clarice Lispector). Em 2017, recebeu os seguintes prêmios: o Prêmio CAPES de Tese na área de Artes/Música e o Prêmio UFMG de Teses na área de concentração Arte, ambos concedidos pela pesquisa de doutoramento Devemos Ser Uma Obra de Arte ou Vestir Uma: o dandismo como médium-de-reflexão na arte, defendida em 2016 (o trabalho estabelece uma relação entre a genealogia do artista moderno e o Dandismo). Atualmente propõe, como enfoque de pesquisa, uma reflexão filosófica sobre estética e cotidiano permeando a arte, a literatura, a moda, o cinema, a arquitetura e o design. Tem Experiência na área de arte e moda, com ênfase em filosofia da arte, estética e teoria crítica da imagem.