ROUPAS COMO CORPOS: O AGENCIAMENTO POLÍTICO DO VESTUÁRIO POR CHRISTIAN BOLTANSKI / Clothes as bodies: the political agency of clothing by Christian Boltanski

Angélica Adverse

Resumo


O artigo aborda o agenciamento das roupas no trabalho do artista Christian Boltanski. Partindo da dimensão do poder dos corpos têxteis, analisaremos como as roupas investem-se das palavras emudecidas dos corpos ausentes, constituindo-se como alegoria do testemunho e do documento histórico. A ideia central é pensar como as roupas explicitam a aniquilação humana provocada pelos regimes políticos totalitários. Analisaremos como as instalações Prendre la Parole (2005) e Personnes(2010) desvelam a presença-ausência da vida-morte na experiência política do discurso têxtil.  

Palavras-chave: Roupas; Corpos; Agenciamento; Política; Memória.

Abstract

The article addresses the agency of clothes in the work of the artist Christian Boltanski. Starting from the dimension of the power of the textile bodies, we will analyze how the clothes invest themselves with the muted words of the absent bodies, constituting themselves as an allegory of the testimony and of the historical document. The central idea is to think about how clothes make explicit human annihilation brought about by totalitarian political regimes. We will analyze how the installations Prendre la Parole (2005) and Personnes (2010) reveal the presence-absence of life-death in the political experience of textile discourse.

Keywords: Clothes; Bodies; Agency; Politics; Memory.


 


Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer. O poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz. São Paulo: Boitempo, 2008.

BAQUÉ, Dominique. Pour un nouvel art politique. De l’art contemporain au documentaire. Paris: Champs Arts, 2006.

BARTHES, Roland. Imagem & moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BARTHES, Roland. Como viver junto.São Paulo: Martins Fontes, 2013.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia & técnica; arte & política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BLANC, Odile. Vivre Habillé. Paris: Klincksleck, 2009.

BOLTANSKI, Christian. Monumenta 2010. Paris: ArtPress, 2010.

BOURDIEU, Pierre.Remarques provisoires sur la perception sociale du corps. In: Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 1977, N. 14, p.51-54.

BURGER-ROUSSENNAC, Annie; PASTORELLO,Thierry. Se vêtir de/en politique. Quelques usages politiques du vêtement. Paris: Cahiers d’Histoire. Revue d’Histoire Critique. N. 129, 2015, p.11-17.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Grand joujou mortel [fragments]. In: BOLTANSKI, Christian. Monumenta 2010. Paris: ArtPress, 2010, p.23-36.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição. O olho da História I. Belo Horizonte: UFMG, 2017.

GELL, Alfred. Arte & agência. São Paulo: Ubu, 2018.

LEVI, Primo.É isto um homem?Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

PELLEGRIN, Nicole. Les vêtements de la liberté. Aix-en-Provence: Alinéa, 1989.

PERNIOLA, Mario. Pensando o ritual. Sexualidade, morte, mundo. Rio de Janeiro: Studio Nobel, 2000.

STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx. Roupas, memórias, dor. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.




DOI: https://doi.org/10.37235/ae.n39.5

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 
 Revista arte e ensaios

e-ISSN: 2448-3