Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista arte e ensaios?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista arte e ensaios aceita submissões de artigos por chamada online.

Todas as submissões devem estar em conformidade às diretrizes do Foco e Escopo da revista. As submissões que não estiverem de acordo serão devolvidas.

As submissões de artigos devem seguir os seguintes critérios:

1. As contribuições podem ser enviadas em português; espanhol; inglês; francês; alemão. 

2. No cabeçalho deve ser indicado título sem qualquer menção à autoria, considerando a política de avaliação cega por pares;

3. Todas as informações devem ser preenchidas no campo Metadados do Sistema OJS:

Autores;

Título e Resumo em português e inglês;

Indexação (Área e sub-área do conhecimento, idioma);

Agências de fomento;

Referências (ABNT).

 

Normas para elaboração do resumo

Resumo: Fonte Arial, corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 caracteres (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.

Palavras-chave em língua estrangeira (espanhol - Palabras clave, francês - Mots-clés, ou inglês - Keywords): Em sequência na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) palavras-chave, separadas por .(ponto). Usar fonte Arial, corpo 12.

Resumo em língua estrangeira: Fonte Arial, corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 caracteres (correspondentes aomínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.

Normas para elaboração do artigo

Título: Fonte Arial, corpo 12, negrito, caixa-alta e baixa (só iniciais maiúsculas), com o máximo de 85 caracteres. Não usar sublinhado e usar itálico só para grafias de palavras estrangeiras.

Palavras-chave: Em sequência na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) palavras-chave, com inicial maiúscula e separadas por . (ponto). Usar fonte Arial, corpo 12.

Corpo do artigo: Texto redigido em fonte Arial, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas com o máximo de 25.000 (vinte mil e cinco caracteres com espaços) e com o mínimo de 15.000 (quinze mil caracteres com espaços), incluindo referências bibliográficas e tabelas. Para destaques, usar apenas o corpo itálico (grifo), excluindo-se totalmente o sublinhado e palavras em caixa-alta (a não serem siglas que não formem palavras, exemplo CNPq) e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores. O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa-alta e baixa.

Citações: As citações diretas no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda de 4 cm. As citações deverão ser indicadas no texto pelo sistema de referência numérica, remetendo-as a notas de rodapé. As notas de rodapé deverão ser redigidas em fonte Arial, corpo 9, e espaçamento simples entre as linhas. Consultar a Norma NBR10520 da ABNT para maiores detalhes.

 Figuras e ilustrações: Poderão ser enviadas, em arquivos separados, até 10 (dez) imagens, em formato JPG, com 300 dpi, sendo o seu local de inserção no texto indicado por meio de legendas cuja numeração corresponda à numeração dos arquivos das imagens.

Referências: Fonte Arial, corpo 11 (onze), espaçamento simples entre as linhas. As referências bibliográficas, no fim do trabalho, devem ter os dados completos em seguir a norma NBR10520 da ABNT, conforme o sistema de referência autor-data. Cada referência deve ocupar um parágrafo e deve estar separada da anterior/seguinte por dois espaços simples.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. As propostas deverão ser originais e inéditas e o/a autor/a deverá garantir o direito de exclusividade à arte e ensaios até o recebimento do parecer do editoria;

     

  2. Não serão aceitos artigos com mais de um autor;

     

  3. O conteúdo das submissões e a adequação às regras gramaticais da língua portuguesa são de responsabilidade exclusiva dos autores;

    É de inteira responsabilidade dos autores o conteúdo do artigo, o uso das imagens e dos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais;

     

  4. O autor se compromete a atender às demandas da editoria relativamente ao texto e às imagens sempre que solicitado, fazendo cumprir os prazos informados pela mesma;

    A editoria se reserva o direito de não publicar os artigos cuja  reformulação desconsidere as indicações dos avaliadores. 

     

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

     

  6. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC.

    Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais.

     

  7. Por exigência da Capes, todos/as os/as autores/as que submeterem artigos e resenhas  devem, obrigatoriamente, informar seu registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID). Por isso, solicitamos a todos/as que ainda não realizaram sua inscrição nessa plataforma, que o façam o mais breve possível e incluam o número (ID) e URL (link) em seu cadastro no portal do periódico.

    Link para fazer o registro no ORCID: https://orcid.org/

    É fundamental que, após realizar sua inscrição no ORCID, você acesse seu cadastro no portal do periódico com seus dados de login e senha e insira as informações nos campos específicos.

    Note que há dois campos: um para o ID (número) e outro para a URL (link. É necessário preencher os dois campos.

    Neste link (https://www.contentmind.com.br/orcid/) você encontra um tutorial e um vídeo com orientações sobre como fazer seu registro no ORCID, caso tenha dúvidas.

 

Declaração de Direito Autoral

Aviso de Direito Autoral Creative Commons:

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.