Todorov e Orígenes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17074/cpc.v1i36.21193

Resumo

O livro de Tzvetan Todorov Simbolismo e Interpretação formula dois modos de interpretar um texto, um que ele chama de “final,” e outro chamado “operacional.” Ele então escolhe a exegese patrística como modelo dessa leitura “final.” Este artigo se propõe a fazer uma crítica a essa exposição da exegese patrística à luz de um dos principais textos sobre exegese patrística que chegaram a nós: o quart livro do Tratado Sobre os Princípios de Orígenes. Enquanto, de acordo com Todorov, os autores patrísticos tentaram harmonizar o texto bíblico a uma “Doutrina Cristã” abrangente, tentamos mostrar que a exegese de Orígenes é, na verdade, um processo aberto e não uma interpretação orientada a um fim.

Referências

Fontes Primárias

AGOSTINHO de Hipona De Doctrina Christiana (ed. R.P.H. Green). Oxford: Clarendon Press, 1995.

___________________ A Doutrina Cristã (trad. Nair de Assis Oliveira). São Paulo: Paulus, 2014.

___________________ Cidade de Deus (trad. Oscar Paes Leme). Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.

ARISTÓTELES. Ars rhetorica (Ed. W.D. Ross). Oxford: Clarendon Press, 1989.

BÍBLIA de Jerusalém (Nova edição, revista e ampliada). São Paulo: Paulus, 2002.

EUSÉBIO de Cesareia. Ecclesiastical History (vol II, books 6-10). Cambridge MA: Loeb Classical Library, 1942.

GREGÓRIO de Nissa. In Canticum Canticorum (ed. Hermann Langerbeck) (GNO vol. VI). Leiden: Brill, 1960.

LACTÂNCIO. Divinarum Institutionum Libri Septem (edd. E. Heck et A. Wlosok). Berlim: De Gruyter, 2011.

LIBÂNIO. Opera (vol I, fasc I sermones I-V continens, ed. Richard Foerster). Leipzig: B. G. Teubner, 1903.

ORÍGENES Werke: Fünfter Band (Die Griechischen Christlichen Schriftsteller der ersten drei Jahrhunderte, ed. Paul Koetschau). Leipzig: J.C. Hinrich, 1913.

__________ Traité des Principes (4 vols. Edd. Crouzel, H., Simonetti, M.) Paris: Les Éditions du Cerf, 1978-80.

__________ Contre Celse (Tomes I-V: Ed. Marcel Bourret. Sources Chrétiennes no. 132, 136, 147, 150, 227). Paris: Les Éditions du Cerf. 1967-1976.

__________ Contra Celso (trad. Orlando dos Reis). São Paulo: Paulus, 2004.

__________ Tratado sobre os princípios (Trad. João Eduardo Lupi). São Paulo: Paulus, 2017.

PLATO Eutyphro, Apology, Crito, Phaed, Phaedrus. Cambridge, Harvard University Press, 1990.

PLOTINUS Opera, Vol. 1: Porphyrii Vita Plotini Enneades 1-3 (Edd. H. R. Schwyzer, Paul Henry). Oxford, Clarendon Press, 1964.

Fontes Secundárias

BRANDÃO, B. A Noção de Ascensão na Filosofia de Plotino. Dois Pontos (UFPR), v. 10, pp. 55-74, 2013.

BROWN, P. Through the Eye of na Needle. Princeton: Princeton University Press, 2011.

CHADWICK, H. Early Church History. Nova York: Penguin, 1993.

DANIÉLOU, J. Origène. Paris: La Table Ronde, 1949.

FOX, R. L. Pagans and Christians. Nova York: Penguin, 1986.

GADAMER, H-G. Verdade e Método (15ª. ed). Petrópolis: Ed. Vozes, 2016.

HANSON, R.P.C. Allegory and Event: A Study of the Sources and Significance of Origen’s Interpretation of Scripture. Westminster: John Knox Press, 2003.

LAURO, A.D. The Soul and Spirit of Scripture within Origen’s Exegesis. Leiden: Brill, 2005.

LIEU, J. M. Marcion and the Making of an Heretic: God and Scripture in the Second Century. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

de LUBAC, H. Histoire et Esprit: l’Intelligence de l’écriture d’après Origène. Paris: Aubier, 1981.

de LUBAC, H. Medieval Exegesis: The Four Senses of Scripture 2 vols (Trad. Mark Sebanc). Grand Rapids/Edinburgh: Eerdmans/T&T Clark, 1998 (1º. Vol), 2000 (2º. Vol).

MARROU, H-I. Saint Augustin et la fin de la Culture Antique (2ª. ed). Paris: E. de Boccard, 1949.

RICOEUR, P. Teoria da Interpretação: O discurso e o excesso de significado. Lisboa: Edições 70, 2017,

SIMONETTI, M. Biblical Interpretation in the Early Church. Edinburgh: T&T Clark, 2001.

TODOROV, T. Simbolismo e Interpretação. (trad. Nicia Anan Bonatti). São Paulo: Editora Unesp: 2013.

__________ L’Esprit des Lumières. Paris: Robert Laffont, 2006.

TORJESEN, K.J. Hermeneutical Procedure and Theological Method in Origen’s Exegesis. Berlim: De Gruyter, 1986.

Downloads

Publicado

27-02-2019

Edição

Seção

Artigos