ORDO EPISTVLARVM: o papel literário das duas primeiras cartas nos livros de Plínio, o Jovem.
DOI:
https://doi.org/10.17074/cpc.v1i43.46009Palavras-chave:
Plínio, o Jovem, Epistolografia, Composição, Livro Epistolar, Cartas.Resumo
- o presente artigo visa propor uma nova leitura das cartas de Plínio, entendendo-as não como papeis avulsos juntados de última hora, mas como uma complexa e harmônica composição literária, que entende o livro não como um ajuntado morto daquilo que se fizera muito antes, mas como um ser vivo. Além de ser um gigante que ecoa a imagem de um excelso Plínio, a coletânea de cartas aponta para uma estrutura poética muito bem desenvolvida, uma que faz cada membro daquele corpo ressoar os demais, sejam os membros menores, as cartas, sejam os membros maiores, os livros. Para isso, observaremos como Plínio faz uso das posições um e dois dos livros e o que essas posições significam para a obra como um todo.
Referências
BIRLEY, A.R. Onosmaticon to the Younger Pliny. Leipzig: K.G. Saur Verlag GmbH & Co K.G., 2000.
GIBSON, Roy; MORELLO, Ruth. Reading the Letters of Pliny the Younger. Cambridge: Cambride University Press; 2015.
HENDERSON, John. Pliny’s Statue: the letters self-portraiture and Classical Art. Exeter: University of Exeter Press, 2002.
MARCHESI, Ilaria. The Art of Pliny’s Letters. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
MARCHESI, Ilaria (ed.). Pliny, the Book-Maker: betting on posterity in the Epistles. Oxford: Oxford University Press, 2015.
PLINE, Le Jeune. Lettres. Tome I, II, III. Texte établi par Hubert Zehnacker. Paris: Les Belles Lettres, 2009.
SHERWIN-WHITE, A.N. The letters of Pliny. Reprinted. Oxford: Claridon Press, 1968.
ZEHNACKER, H. Pline Le Jeune: Lettres. Introd. Paris : Les Belles Lettres, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).