Nomina plantarum: jogo para o aprendizado de latim e de nomenclatura botânica

Autores

  • Larissa Barreto Castineiras UFRJ
  • Fábio Frohwein de Salles Moniz

DOI:

https://doi.org/10.17074/cpc.v1i44.56055

Palavras-chave:

Ensino de latim, Nomenclatura científica, Jogos didáticos, Educação Básica

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar resultados finais da pesquisa de Iniciação Científica “Nomina plantarum: jogos didáticos em latim para o aprendizado de Ciências Naturais e de Biologia”, beneficiado pelo programa “Bolsa de Iniciação Científica 2019” da FAPERJ. A pesquisa partiu do pressuposto de que o uso de jogos didáticos pode ser uma estratégia eficiente para estimular e mediar o aprendizado de língua latina em qualquer segmento do ensino, seja Nível Fundamental, Médio ou Superior. Para tal, trabalhamos com a compreensão de que o ensino de língua deve estar diretamente ligado à realidade do público-alvo e a suas demandas. Em linhas gerais, nossa proposta de trabalhar o latim em conexão com matérias do Nível Médio da Educação Básica objetiva estimular, no aluno, a vontade de aprender, mostrando-lhe que a escola, antes de uma obrigação, é um lugar de produzir conhecimento. Nossa proposta fundamenda-se em prossupostos teóricos baseados na Base Nacional Comum Curricular (2017), nos Programas Curriculares Nacionais (PCN’s), em Johan Huizinga (2000), H. Douglas Brown (2006) e Tizuko Kishimoto (1996). Dessa forma, o resultado concreto desta proposta é o protótipo de jogo didático (cf. arquivo complementar) elaborado a partir de uma abordagem de ensino de latim voltado às necessidades criadas por determinadas disciplinas que compõem a grade curricular do aluno da Educação Básica, a depender do nível em que ele se encontre. Neste artigo, apresentaremos o protótipo de jogo que desenvolvemos e alguns dos procedimentos adotados para o estabelecimento de nosso corpus de nomes de espécies botânicas. Esta pesquisa encontra-se vinculada à linha “Estudos sobre Práticas Pedagógicas de Letras Clássicas na Educação Básica”, do grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos Clássicos da Fundação Biblioteca Nacional”.

Referências

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. 4. ed. São Paulo: Perspectia, 2000.

BROWN, H. Douglas. Principles of Language Learning and Teaching. 5. ed. S.l.: Pearson Education, 2006.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Froebel e a concepção de jogo infantil. Revista da Faculdade de Educação, USP, 1996, v. 22, n. 1, p. 145-167.

MEC. PCN Ensino Médio + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. S.l.: s.n., s.d.

MEC. Base Nacional Comum Curricular. S.l.: s.n., 2017.

TURLAND, N.J. et alii. Código Internacional de Nomenclatura para algas, fungos e plantas: Código de Shenzhen. Tradução de Carlos E. de M. Bicudo, Jefferson Prado e Regina Y. Hirai. São Paulo: RiMa Editora, 2018.

Downloads

Publicado

2023-04-16

Edição

Seção

Artigos