Cruzar la primera frontera: las prácticas lingüísticas de la alteridad en Germania de Tácito
DOI:
https://doi.org/10.17074/cpc.v1i49.66313Resumo
caracterização dos usos e práticas linguísticas dos povos germânicos. Essas observações, de natureza poética, semântica e sociolinguística, estão distribuídas em diferentes passagens do texto, nas quais a língua da Alteridade é representada de forma complexa e variada. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar essas representações linguísticas do povo germânico sob a hipótese de que elas adquirem funções diferenciadas na Germania, que permitem ao narrador se adentrar o universo simbólico do povo germânico. A partir daí, tentaremos mostrar que a língua estrangeira opera no texto não como uma barreira intransponível, mas como uma fronteira transitável, o que nos permite caracterizar os germanos como uma alteridade que pode ser definida a partir de seu interior.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nicolás Russo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).