Aristóteles segundo seus Comentaristas: Uma leitura crítica do Categorias I - IV
DOI:
https://doi.org/10.17074/cpc.v1i48.66877Resumo
A proposta desse trabalho é analisar os primeiros quatro capítulos do livro de abertura do Corpus Aristotelicum, o Categorias, a partir de sua recepção na antiguidade. Sabe-se que pelo menos desde o sec. I a.C. a obra de Aristóteles foi catalogada por membros de sua escola e comentada por pensadores de diversas tendências filosóficas – além de peripatéticos, também estoicos, neopitagóricos e neoplatônicos. Assim, fazendo uso desse relativamente farto material preservado, o artigo oferece um comentário do Categorias I–IV tentando estabelecer a coerência das opiniões com relação à escola de origem dos comentadores bem como compreender de que maneira as críticas iluminam o texto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eduardo Murtinho Braga Boechat

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).