POESIA E CURA NOS REMEDIA AMORIS DE OVÍDIO
DOI:
https://doi.org/10.17074/cpc.v1i50.68772Resumo
Resumo: neste artigo, primeiramente se evoca a carreira de Ovídio como poeta associado à elegia erótica romana. Depois, relembram-se alguns aspectos do amor à maneira elegíaca e de sua abordagem por poetas como o próprio Ovídio e Sexto Propércio. Em seguida, comenta-se que os Remedia amoris ovidianos assumem nítidas características de uma obra em relação com o universo temático da doença e da cura. Por fim, buscando ressaltar que essa obra não é mera terapia para sofredores por motivos amorosos, apontam-se traços de metapoesia e desconstrução de padrões elegíacos nos Remedia. Por fim, relacionam-se traços gerais da poesia didática, como os “painéis ilustrativos” e outros, à mesma desconstrução.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Matheus Trevizam

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).