Otaviano e a conquista do Egito em representações emitidas por moedas da Península Itálica, em 28 A.E.C.
DOI:
https://doi.org/10.17074/cpc.v1i27.7037Resumo
As moedas formam um conjunto precioso de indícios históricos sobre a dinâmica social, religiosa, econômica e política romana. Assim, o nosso diálogo será realizado com a numismática romana, cujas preocupações estão centradas nas moedas produzidas por Roma, no decorrer da República e do Império. Em nossa concepção, as moedas funcionavam como um instrumento de propaganda política, assim como de organização das hierarquias e da ordem social. Com isso, as moedas por sua circulação podem ter sido usadas para a legitimação política de Otaviano. Para materializarmos essa perspectiva, debateremos sobre as representações numismáticas de Otaviano, que foram produzidas em 28 A.E.C., as quais ressaltavam o seu feito como agente conquistador do Egito, em 30 A.E.C.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).