Modos de fazer da pesquisa acadêmica: descrição de uma experiência em análise de materiais didáticos de língua italiana

Autores

  • Jefferson Evaristo do Nascimento Silva UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro / CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / IFF - Instituto Federal Fluminense

Resumo

Realizar pesquisas acadêmicas é, sem dúvidas, uma tarefa complexa, exaustiva e,
por vezes, misteriosa -- no sentido de não haver, efetivamente, uma preparação prévia para tal atividade.
Entretanto, espera-se de um pesquisador em nível de pós-graduação que ele
realize uma pesquisa. Mais do que isso: espera-se que essa pesquisa seja relevante, bem estruturada, condizente com outras pesquisas da área e, comumente, que ela traga algum avanço ou inovação para o estado da arte sobre o tema. Dito de outro modo, espera-se uma “boa pesquisa”. De fato, é a partir das pesquisas acadêmico-científicas -- e, em certa parte, da docência e aplicação dessas pesquisas -- que o conhecimento científico aumenta, fazendo com que se possa avançar no campo teórico daquela disciplina. “Sendo assim, a relevância da pesquisa está na capacidade de fazer avançar o conhecimento científico” (SIQUEIRA et alli, 2008, p. 17).
No presente texto, temos o objetivo de demonstrar as etapas e caminhos
percorridos para a realização de uma pesquisa de mestrado, defendida no Programa de Letras Neolatinas (doravante PPGLEN) da UFRJ, no ano de 2016. Para tanto, especificaremos algumas das escolhas, decisões, ações e procedimentos que foram adotados para a sua efetivação.

Downloads

Publicado

2017-04-11

Edição

Seção

Artigos