Um breve panorama histórico do ensino de FLE no Brasil: origens, contatos culturais e evoluções políticas

Authors

  • Larissa Arruda UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Abstract

A ideia deste trabalho surgiu ao longo da disciplina de Multiculturalismo e
Linguagens, na qual discutimos bastante questões referentes à língua (escrita e falada) e aos contatos, conflitos e simbioses linguísticos tanto da área mediterânea como de outras regiões, como o nosso próprio país. Dentre as diversas línguas que foram trazidas à tona ao longo das discussões, a que mais nos interessa é a língua francesa, por se tratar justamente do nosso principal objeto de pesquisa, de ensino e também de aprendizagem. Visto se tratar de uma língua altamente difundida em todo o mundo, a análise histórica de sua difusão e evolução nos parece estar em bastante pertinência e coerência com as discussões que desenvolvemos ao longo das aulas presenciais e das leituras teóricas que foram propostas. Pensamos, então, em fazer uma breve perspectiva histórica de tal idioma, levando em consideração suas origens, os contatos que sempre ocorreram, e sem perder de vista a sua presença em nosso país e, consequentemente, as legislações e políticas públicas de ensino de língua estrangeira.

Published

2017-04-11

Issue

Section

Artigos