A Embrapa e a formação de seus pesquisadores: objetivo, processo e perfil alcançado

Autores

  • Alex A Mengel Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento, no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e no Bacharelado em Desenvolvimento Regional.

Palavras-chave:

Pesquisa agropecuária, industrialização da agricultura, Embrapa.

Resumo

Este artigo considera a constituição da Embrapa como fator decisivo para a estruturação da pesquisa agropecuária nacional a partir da década de 1970, da mesma maneira, considera que a formação de seu quadro de pesquisadores é elemento fundamental para a explicação de sua trajetória institucional. Assim, este trabalho tem dois objetivos: 1) compreender o perfil do profissional eleito pela sua direção para compor o quadro de pesquisadores; 2) entender como foram constituídos os processos responsáveis pela formação deste quadro. A análise fundamenta-se no conceito de “ação social” e de “instituição” de Max Weber (2009), bem como no conceito de campo de Pierre Bourdieu (1997). Os dados aqui examinados foram obtidos por meio de pesquisa documental efetuada nas bibliotecas da empresa e pela aplicação de entrevistas semiestruturadas a 22 pesquisadores e lideranças que trabalham ou haviam trabalhado em 11 centros da empresa, além de pessoas que trabalhavam em departamentos e secretarias da Embrapa Sede.

Biografia do Autor

Alex A Mengel, Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento, no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e no Bacharelado em Desenvolvimento Regional.

Doutor em CiênciasSociais, mestre em Ciências Sociais, graduado em EngenhariaAgronômica. Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Campus Litoral Norte/ Departamento Interdisciplinar, no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento, no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e no Bacharelado em Desenvolvimento Regional.

Referências

ALVES, E. As unidades de difusão de tecnologia da Embrapa. Brasília, 1975. In: Coletânea de Trabalhos sobre a Embrapa. Brasília, 1977.

ALVES, E. R. de A.; PASTORE, J.; PASTORE, A. C. O papel da tecnologia na expansão agrícola. In: Coletânea de Trabalhos sobre a Embrapa. Brasília, 1977.

BEINTEMA, N. M.; AVILA, A. F. D.; PARDEY P. G. P&D Agropecuário: Política, Investimentos e Desenvolvimento Institucional. Washington, D.C.: IFPRI, Embrapa & Fontagro, agosto 2001.

BOURDIEU, P. Os Usos Sociais da Ciência – Por uma Sociologia Clínica do Campo Científico. Conferência e debate organizados pelo grupo SciencesandQuestions. São Paulo. Editora UNESP, 1997.

EMBRAPA. Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal. Informações sobre o projeto de pós-graduação (Versão Preliminar). Departamento de Recursos Humanos. Embrapa, Brasília, 1975.

________. O futuro da agricultura está sendo construído agora. Revista Agroanalysis, v. 33, n. 04, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2013.

________. Secretaria de Gestão Estratégica. Balanço Social 2010. Embrapa, Brasília, 2011. INSTITUTO Sul-Americano de Política e Estratégia - ISAPE. Think tanks: Conceito, Casos e Oportunidades no Brasil. In: ISAPE Debate, n. 2, out. 2012.

MENDONÇA, Sônia Regina de. Entidades patronais agroindustriais e a política de pesquisa agropecuária no Brasil (1963-2003). Raízes, v. 32, n. 2. Campinas, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3d8kMrp. Acesso em: 15 nov. 2019.

MENGEL, A. A. Modernização da agricultura e pesquisa no Brasil: a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Tese (doutorado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Seropédica, 2015.

RODRIGUES, C. M. A pesquisa Agropecuária no período do Pós-Guerra, Cadernos de Difusão de Tecnologia, v. 4. n. 3. Brasília, 1987.

SHRADER, O. L. & CABRAL, J. I. Sugestões para a Formulação de um Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, 1972. In: EMBRAPA. Sugestões para a Formulação de um Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária. Edição Especial do documento original de julho de 1972. Brasília, 2006.

SOUZA, I. S. F. & TRIGUEIRO, M. G. S. Organização da Pesquisa Agropecuária Brasileira: O caso da EMBRAPA. Caderno de Difusão Tecnológica, Brasília, v. 6,n. 2/3, p. 277-337, maio/dez, 1989.

WEBER, M. Economia e Sociedade - Volume 1. Brasília. Editora UnB. 2009.

Downloads

Publicado

2021-07-07

Edição

Seção

Artigos