Pobreza e desenvolvimento: imaginários coloniais e insurgências teóricas desde o Sul

Autores

  • Pâmela Marconatto Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Dayana Cristina Mezzonato Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Miséria, Pobreza, Desenvolvimento, Epistemologias do Sul

Resumo

No presente ensaio, pretendemos situar como coloniais imaginários correntes sobre pobreza, sondando suas implicações nas políticas de desenvolvimento rural. A partir de uma contribuição teórica insurgente, acionada por intelectuais do Sul do mundo, como os haitianos George Anglade e Jean Casimir, o iraniano Majid Rahnema e o beninense Albert Tevoedjrè, temos como propósito desestabilizar o emprego unívoco do termo, adicionando tensão a esse campo de estudos. Nesse esforço, esboçamos a gênese da chamada pobreza global, localizando seus mecanismos de exotização via demonização e docilização dos corpos decifrados como pobres - aproximando-nos, nesse sentido, da caixa de ferramentas arqueológicas colocada à disposição por Michel Foucault. Na sequência, enveredamos por imaginários hegemônicos da pobreza verificados no Brasil, capazes de forjar desde personagens como Jeca Tatu até políticas públicas desenvolvimentistas. Finalizamos o ensaio afirmando, em aliança com os teóricos selecionados, a importância de pensarmos a pobreza como fenômeno multifacetado, complexo e histórico, definido sempre em suas relações. Conclui-se apontando para a necessidade epistemológica de desamalgamar pobreza e miséria ao realizarmos nossas pesquisas, de associar miséria à riqueza extrema e, finalmente, de interpelar a pobreza como portadora de saberes sobre a manutenção da vida e do laço social.

Biografia do Autor

Pâmela Marconatto Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Sociologia pela UFRGS, na linha de pesquisa Minorias Sociais: estigmatização, discriminação, desigualdade e resistência. Pós-Doutora (PPDJ-CNPQ) no mesmo programa.

Dayana Cristina Mezzonato Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre e doutoranda em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ANGLADE, Georges. Éloge de la Pauvreté. Montréal: ERCE Études et Recherches critiques d'espace, 1983. Edição completa, em francês, disponível em http://classiques.uqac.ca/contemporains/anglade_georges/eloge_de_la_pauvrete/eloge_de_la_pauvrete.html com acesso em 29 de agosto de 2020

ANTUNES, António Lobo. O Manual dos Inquisidores. Lisboa: Dom Quixote, 1996.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

CAMPELLO, Tereza; MELLO, Janine. O processo de formulação e os desafios do Plano Brasil Sem Miséria: por um país rico e com oportunidades para todos. BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O Brasil Sem miséria. Brasília: MDS, 2014.

CASIMIR, Jean. La cultura oprimida. México: Nueva Imagen, 1980;

CATTANI, Antônio David. Ricos, Podres de Ricos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2018.

CESAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Prefácio de Mário de Andrade. Sá da Costa Editora: Lisboa, 1978.

CYRINO, Carolina. Sob o olhar do outro: o experimento do racismo científico nas missões

brasileiras de instruir e sanear populações pesqueiras. In PADILHA, Letícia; MARQUES, Pâmela Marconatto (Orgs.) Brasil e Haiti: Racismo, Ciência, lutas históricas e dramas atuais [recurso eletrônico] – Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.

DEPESTRE, René. Bonjour et adieu à la négritude. Paris: Robert Laffont, 1980. Versão em português disponível em: http://www.ufrgs.br/cdrom/depestre/depestre.pdf, com acesso em 20 de dezembro de 2020;

ESCOBAR, A. La invencion del tercer mundo. El perro y la rana, 2007.

FAO/INCRA - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO (FAO)/ INSTITUO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA (INCRA). Diretrizes de política agrária e desenvolvimento sustentável para a pequena produção familiar. Brasília: FAO/INCRA, 1994.

JUSTE, Jean Anil Louis. Internacional Comunitária: ONG's chamadas alternativas e Projeto de Livre Individualidade (crítica à parceria enquanto forma de solidariedade de espetáculo no desenvolvimento de comunidade no Haití; Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco, 2007.

LANDER, Edgardo; CASTRO-GÓMEZ, Santiago. La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales: perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales-CLACSO, 2000.

LOBATO, Monteiro. Contos Completos. São Paulo: Biblioteca Azul, 2014.

MARQUES, Pâmela Marconatto. “NOU LED, NOU LA!” “ESTAMOS FEIOS, MAS ESTAMOS AQUI!” Assombros haitianos à retórica colonial sobre pobreza. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.

MIGNOLO, Walter D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Trad. Ângela Lopes Norte. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, no 34, p. 287-324, 2008;

RAHNEMA, Majid. The Richest of the Poor: An archeology of poverty. 2001. Disponível em < https://www.pudel.samerski.de/pdf/majid.pdf>, acessado em 04 de setembro de 2020.

RAHNEMA, Majid. Porvety In SACHS, W. The Development Dictionary: A Guide to Knowledge as Power, London & New York: Zed Books, 2010.

TÉVOÉDJRÈ, Albert. A pobreza, riqueza dos povos. São Paulo: Editora Cidade Nova. Co-edição Petropolis: Editora Vozes, 1979.

Downloads

Publicado

2021-07-09

Edição

Seção

Artigos