Políticas públicas para promoção de exportações – análise de sua disponibilidade para as micro e pequenas empresas no Rio Grande do Sul

Autores

  • Queila Cordeiro Universidade Feevale
  • Moema Pereira Nunes Univesidade Feevale

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Promoção à exportação, Micro e Pequenas Empresas, Rio Grande do Sul.

Resumo

As micro e pequenas empresas representam uma parcela importante na economia brasileira. Além de atuarem no mercado nacional, elas também exercem atividades de mercado internacional. Entretanto, essa participação não possui números expressivos. Neste contexto, este trabalho busca apresentar quais as políticas públicas de promoção existentes para apoiar as exportações de micro e pequenas empresas localizadas no Rio Grande do Sul, além de investigar as ações de qualificação de pessoas e discutir os resultados decorrentes destas políticas. O estudo compreendeu uma revisão bibliográfica complementada com uma pesquisa de campo, a qual contou com a realização de entrevistas para a coleta de dados primários. Constatou-se a oferta de programas nos âmbitos federal e estadual às empresas gaúchas, não apenas para a promoção comercial, mas também para a qualificação de pessoas. A análise dos impactos destas políticas é limitada devido à falta de indicadores de acompanhamento das empresas que sejam publicamente divulgados.

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Publicado

2021-10-17

Edição

Seção

Artigos