Educação Digital: o acesso digital para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51861/ded.dmvqt.1.332

Mots-clés :

Agenda 2030, ODS 4, Acesso digital, Educação.

Résumé

A presente pesquisa tem por tema o acesso digital como instrumento emancipador da sustentabilidade e da educação, tendo em vista que a educação inclusiva, equitativa e de qualidade foi fixada como objetivo autônomo no âmbito da Agenda 2030. O objetivo geral do texto consiste em identificar o potencial de contribuição do uso da internet para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), tendo os objetivos específicos sido estruturados em 03 (três) sessões, que procuram responder como o acesso digital pode auxiliar na efetivação do ODS 4. Para a construção da pesquisa, utilizou-se o método de abordagem hipotético-dedutivo, mediante o emprego da técnica de pesquisa bibliográfica, de modo que a primeira sessão do artigo se detém a entender o conceito de sustentabilidade frente a estruturação da Agenda 2030 e o estabelecimento do ODS 4. O segundo tópico do estudo, busca compreender as relações que podem ser estabelecidas entre a internet e os processos pedagógicos, para que no último momento, se possa identificar os desafios e possibilidades para a efetivação da ODS 4 através do uso internet. Com base nos estudos desenvolvidos e frente aos acontecimentos das últimas décadas, é possível dizer que o uso da tecnologia, em especial, da internet, é promotora de oportunidades e redutora das desigualdades sociais, de modo que o seu emprego nos processos educacionais é extremamente relevante para a consecução da ODS 4, em que pese ainda sejam perceptíveis as lacunas de implementação, tanto no que diz respeito a educação como ao acesso digital.

Bibliographies de l'auteur-e

Daiane Schneider Leviski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Pós-graduada em Direito Empresarial pela Faculdade Verbo Educacional. Pós-graduada em Direito Digital e Proteção de Dados na Escola Brasileira de Direito. Bacharel em Direito pela Faculdade CNEC Santo Ângelo. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8643-8542 E-mail: daiane.leviski@sou.unijui.edu.br.

Daniel Rubens Cenci, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Pós-Doutor em Geopolítica Ambiental Latino-americana pela USACH - Universidade de Santiago do Chile (2018), Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2009), mestre em Direito pela UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul (2002), graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998). Professor da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul nos cursos de graduação em Direito, Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos PPGDH/UNIJUI, Professor do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade PPGSAS/UNIJUI. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7919-6840; E-mail: danielr@unijui.edu.br.

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Publié-e

2025-03-08

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Artigos