Educação Digital: o acesso digital para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4)
DOI :
https://doi.org/10.51861/ded.dmvqt.1.332Mots-clés :
Agenda 2030, ODS 4, Acesso digital, Educação.Résumé
A presente pesquisa tem por tema o acesso digital como instrumento emancipador da sustentabilidade e da educação, tendo em vista que a educação inclusiva, equitativa e de qualidade foi fixada como objetivo autônomo no âmbito da Agenda 2030. O objetivo geral do texto consiste em identificar o potencial de contribuição do uso da internet para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), tendo os objetivos específicos sido estruturados em 03 (três) sessões, que procuram responder como o acesso digital pode auxiliar na efetivação do ODS 4. Para a construção da pesquisa, utilizou-se o método de abordagem hipotético-dedutivo, mediante o emprego da técnica de pesquisa bibliográfica, de modo que a primeira sessão do artigo se detém a entender o conceito de sustentabilidade frente a estruturação da Agenda 2030 e o estabelecimento do ODS 4. O segundo tópico do estudo, busca compreender as relações que podem ser estabelecidas entre a internet e os processos pedagógicos, para que no último momento, se possa identificar os desafios e possibilidades para a efetivação da ODS 4 através do uso internet. Com base nos estudos desenvolvidos e frente aos acontecimentos das últimas décadas, é possível dizer que o uso da tecnologia, em especial, da internet, é promotora de oportunidades e redutora das desigualdades sociais, de modo que o seu emprego nos processos educacionais é extremamente relevante para a consecução da ODS 4, em que pese ainda sejam perceptíveis as lacunas de implementação, tanto no que diz respeito a educação como ao acesso digital.
Références
ALVES, José Eustáquio Diniz. Os 70 anos da ONU e a agenda global para o segundo quindênio (2015-2030) do século XXI. Revista Brasileira de Estudos de População, Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 587-598, set./dez. 2015. Disponível em: https://rebep.org.br/revista/article/view/745/pdf_661. Acesso em: 22 jan. 2022.
APEL, Karl-Otto. Transformação da Filosofia II: o apriori da comunidade de comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
BANCO MUNDIAL. Reimaginando as conexões humanas: tecnologia e inovação em educação no Banco Mundial. Banco Mundial. Washington, 2020. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/en/897971624347696117/pdf/Reimagining-Human-Connections-Technology-and-Innovation-in-Education-at-the-World-Bank.pdf. Acesso em: 24 jan. 2023.
BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento sustentável: Das origens à agenda 2030. 1ª ed. Petrópolis: Vozes, 2020.
BARROS, Daniela Melaré Vieira; GUERREIRO, Aníbal Martins. Novos desafios da educação a distância: programação e uso de Chatbots. Revistas Espaços Pedagógicos. Passo Fundo, v. 26, n. 2, 2019, p. 410-431.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República: Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 22 jan. 2022.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República: Brasília, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 jan. 2022.
CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CIEB). Ensino híbrido e o uso das tecnologias digitais na educação básica. São Paulo: CIEB, 2021. Disponível em: https://cieb.net.br/wpcontent/uploads/2021/02/Nota-tecnica-18_Ensino-hibrido.pdf. Acesso em: 24 jan. 2022.
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CNUMAD). Nosso Futuro Comum. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4245128/mod_resource/content/3/Nosso%20Futuro%20Comum.pdf. Acesso em: 22 jan. 2022.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC EDUCAÇÃO 2021: Lançamento dos dados no site do Cetic.br Edição COVID-19. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2022. Disponível em: https://www.cetic.br/media/analises/tic_educacao_2021_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 22 jan. 2022.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC kids online: Brasil 2021. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2022. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_kids_online_brasil_2021_principais_resultados.pdf. Acesso em: 22 jan. 2022.
CRUZ, Aracely Xavier da; SILVA, Maria Aparecida Ramos da. Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMN e o ProInfo em Natal/RN. Rio Grande: Pluscom Editora, 2013.
ECONOMIC AND SOCIAL COUNCIL. Right to education: scope and implementation. United Nations, 2003. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000133113. Acesso em: 22 jan. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Editora Paz e Terra, 2003.
UNITED NATIONS. Review of SDG implementation and interrelations among goals: discussion on sdg 4 - quality education. High-Level Political Forum On Sustainable Development, 2019. Disponível em: 97 https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/23669BN_SDG4.pdf. Acesso em: 08 nov. 2021.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICA (IPEA). Agenda 2030: ODS – Metas Nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, 2018. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/180801_ods_metas_nac_dos_obj_de_desenv_susten_propos_de_adequa.pdf. Acesso em: 22 jan. 2022.
INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO INVESTIMENTO SOCIAL (IDIS). O que são ODS e o que eles têm a ver com impacto social. São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.idis.org.br/o-que-sao-ods-e-o-que-eles-tem-a-ver-com-impacto-social/?gclid=CjwKCAiA2rOeBhAsEiwA2Pl7Q4HZl6BnhJl-PRZGeZ3Obq93MBIC8QsVitI7JB51pB8n4oO-TtuGIxoCMDEQAvD_BwE. Acesso em: 22 jan. 2022.
LÉVY, Pierri. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Report of the Special Rapporteur on the promotion and protection of the right to freedom of opinion and expression, Frank La Rue. [S.I.]: United Nations, 2011. Disponível em: http://www2.ohchr.org/english/bodies/hrcouncil/docs/17session/A.HRC.17.27_en.pdf. Acesso em: 22 jan. 2023.
ORTIZ, Elena Arias; CRISTIA, Julian. O BID e a tecnologia para melhorar a aprendizagem: como promover programas eficazes? Washington: Banco Interamericano de Desenvolvimento, 2014. Disponível em: https://publications.iadb.org/publications/portuguese/document/O-BID-e-a-tecnologia-para-melhorar-a-aprendizagem-Como-promover-programas-eficazes.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.
RODRIGUES JUNIOR, Emilio. Os Desafios da Educação Frente às Novas Tecnologias. Universidade de Sorocaba. Seminário Internacional de Educação Superior: Formação e Conhecimento. Sorocaba, 2014. Disponível em: https://uniso.br/home/publicacoes/anais-do-sies. Acesso em: 22 jan. 2023.
TAKAHASHI, Tadao. Sociedade da Informação no Brasil. Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. Disponível em: http://www.cempeqc.iq.unesp.br/Jose_Eduardo/Blog/livroverdeMCT.pdf. Acesso em: 22 jan. 2022.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. A educação como um objetivo de desenvolvimento sustentável. Observatório do futuro: São Paulo, 2019.https://www.tce.sp.gov.br/sites/default/files/observatorio/publicacoes/Relatorio-ODS-4-integral.pdf. Acesso em: 22 jan. 2022.
UNITED NATIONS. The Millennium Development Goals Report 2015. 2015. Disponível em: https://www.un.org/millenniumgoals/2015_MDG_Report/pdf/MDG%202015%20rev%20(Jul y%201).pdf . Acesso em: 25 jan. 2022.
UNITED NATIONS. The Sustainable Development Goals Report 2016. 2016. Disponível em: https://unstats.un.org/sdgs/report/2016/The%20Sustainable%20Development%20Goals%20R eport%202016.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
UNITED NATIONS. The Sustainable Development Goals Report 2017. 2017. Disponível em: 102 https://unstats.un.org/sdgs/files/report/2017/TheSustainableDevelopmentGoalsReport2017.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
UNITED NATIONS. The Sustainable Development Goals Report 2018. 2018. Disponível em: https://unstats.un.org/sdgs/files/report/2018/TheSustainableDevelopmentGoalsReport2018- EN.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
UNITED NATIONS. The Sustainable Development Goals Report 2019. 2019. Disponível em: https://unstats.un.org/sdgs/report/2019/The-Sustainable-Development-Goals-Report2019.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
UNITED NATIONS. The Sustainable Development Goals Report 2021. 2021. Disponível em: https://unstats.un.org/sdgs/report/2021/The-Sustainable-Development-Goals-Report2021.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
UNITED NATIONS. The Sustainable Development Goals Report 2022. 2022. Disponível em: https://unstats.un.org/sdgs/report/2022/The-Sustainable-Development-Goals-Report-2022.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.