Estado e desenvolvimento: Uma análise a partir dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.51861/ded.dmvqt.3.092Resumo
O estudo examinou o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no contexto do desenvolvimento nacional brasileiro. Utilizando dados secundários provenientes de fontes como The World Bank, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Instituto Nacional de Propriedade Industrial, referentes aos anos de 2018 e 2019, adotou-se uma metodologia quantitativa e descritiva. A análise, fundamentada nas teorias de Celso Furtado e Caio Prado Jr., comparou o Brasil com outras nações, tais como: Alemanha, Chile, Costa Rica, Estados Unidos, México, Reino Unido e Uruguai, explorando variáveis como dependência econômica e tecnológica, progresso tecnológico, produtividade e questões sociais como distribuição de renda e desigualdade racial. Concluiu-se que o Brasil é classificado como subdesenvolvido, entretanto, os achados apontam que os IFs têm potencial para auxiliar o país a superar os obstáculos que o colocam nesta situação, diante da implementação de políticas públicas que estão alinhadas à concepção de desenvolvimento abordada.
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