Construção da marca coletiva "Sabor Serrano": Interfaces entre agroindústria familiar e o enfoque da cesta de bens e serviços territoriais
DOI:
https://doi.org/10.51861/ded.2mv5.2.F.4o.BnoResumo
Este artigo analisa a operacionalização da marca coletiva Sabor Serrano, destacando as motivações, os atores envolvidos e seu uso por agroindústrias familiares da Serra Catarinense. O enfoque teórico da Cesta de Bens e Serviços Territoriais permite entender os papéis dos principais atores sociais e a contribuição da marca na valorização coletiva de produtos de qualidade territorial. A metodologia inclui análise documental, dados secundários e pesquisa de campo. A marca Sabor Serrano resulta de mais de uma década de cooperação intermunicipal, ligada à formalização de agroindústrias familiares e ao acesso a mercados formais. Esse signo distintivo é utilizado em 702 produtos processados por 70 agroindústrias familiares de 14 municípios. O principal desafio da marca é fortalecer sua governança territorial, atualmente restrita aos serviços públicos de um consórcio intermunicipal, sem a participação de organizações sociais ligadas à agricultura familiar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.