Reconhecimento de diplomas no Brasil: alcances, problemas e desafios em uma universidade brasileira de fronteira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51861/ded.2mv5.2.Tlv.2.Mrl

Resumo

O artigo analisa os desafios, alcances e políticas institucionais voltadas ao reconhecimento de diplomas estrangeiros na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A partir de levantamento documental e análise qualitativa, os autores identificam quatro grupos populacionais diretamente impactados pelas exigências de revalidação: servidores(as), egressos(as), refugiados(as) e membros da comunidade externa. O estudo contextualiza o reconhecimento de diplomas no Brasil e na América Latina, destacando as particularidades normativas, os avanços legislativos e o papel de organismos internacionais. No âmbito da UNILA, desde 2018, diversas ações foram implementadas com foco em pesquisa, extensão e formulação de políticas institucionais. A criação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UNILA (CSVM) e a recente normatização interna marcam importantes avanços institucionais. O artigo conclui ressaltando a importância do reconhecimento como estratégia de inclusão, integração regional e valorização das trajetórias acadêmicas diversas.

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Biografia do Autor

Paula Fernandez, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Possui graduação e doutorado em Ciências Antropológicas - Universidad de Buenos Aires (2012).Atualmente é docente e pesquisadora do curso de Relações Internacionais e Integração e do mestrado em Relações Internacionais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Também integra o Colectivo de Estudios e Investigaciones Sociales (CEISO), lidera o Observatório Social da América Central e o Caribe (OSACC) e co-coordena o Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Capitais Transnacionais, Estado, Classes dominantes e conflitividade na América Latina e Caribe (GIEPTALC).Tem experiência nas áreas de Historia de América Latina, com ênfase na América Central e o Caribe, e Sociologia agindo nos seguintes temas: capitais transnacionais, imperialismo, movimentos sociais e teorias sociológicas. Também pesquisa temas sobre internacionalização da educação superior e reconhecimento de diplomas.Foi bolsista doutoral e posdoutoral do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET-Argentina) e docente de sociologia na Universidad Nacional del Sur (Argentina).

Alisson Vinicius Silva Ferreira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Psicólogo clínico e educacional, graduado em psicologia pela faculdade Guairacá, com especialização em saúde mental pela faculdade Campo Real, mestre em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorando em psicologia pela UFSC. É pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC/UFSC). Trabalha na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e também integra a Cátedra Sérgio Viera de Mello da mesma universidade. Tem como principais áreas de interesse a psicologia educacional no ensino superior, ações afirmativas na universidade, migração-refúgio e saúde mental, psicologia intercultural, psicanálise clínica e etnopsicanálise.

Laura Fortes, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), vinculada ao eixo de Línguas do Ciclo Comum de Estudos, à área de Letras e Linguística, e ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos-PPGIELA/UNILA. Doutora em Letras (USP-2016), com realização de estágio sanduíche na University of Technology, Sydney (UTS-2014). Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNILA desde junho de 2023. Membro da Comissão de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (CAPPI-2019-2023). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (PPGELLI-USP-2008). Graduada e licenciada em Letras - Português/Inglês (USP-2004). Pesquisadora vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Língua(gem) e Interculturalidade (NIELI-UNILA), ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Língua Estrangeira, Discurso e Identidade - LEDI (USP) e ao Grupo de Pesquisa Linguagem, Política e Cidadania (UNILA). Dedica-se aos estudos de análise de discurso materialista e da linguística aplicada, com foco em temas como: ensino de línguas; bilinguismo; multilinguismo; translinguagem; currículo, políticas de línguas; e internacionalização da Educação Superior. Foi Vice-coordenadora do PPGIELA/UNILA (2020-2023). Foi coordenadora do Ciclo Comum de Estudos (2020-2021). Foi coordenadora geral do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras - NucLi-IsF/UNILA (2016-2019).

Bianca Bianca Petermann Stoeckl, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Bianca Petermann Stoeckl tem especialização em Gestão Pública e concluiu o mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana em 2022. Atualmente é Técnico-Administrativo em Educaçãoda UNILA.

Na Universidade, exerceu a função de Coordenadora de Extensão (2018 a 2023), foi Pró-Reitora de Extensão substituta (2017 a 2023) e chefiou a Divisão de Apoio Administrativo da Pró-Reitoria de Extensão (2014-2018). As áreas de interesse se concentram na administraçãopública e internacionalização da Educação Superior.

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Publicado

2025-09-14 — Atualizado em 2025-10-05

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