Reconhecimento de diplomas no Brasil: alcances, problemas e desafios em uma universidade brasileira de fronteira
DOI:
https://doi.org/10.51861/ded.2mv5.2.Tlv.2.MrlResumo
O artigo analisa os desafios, alcances e políticas institucionais voltadas ao reconhecimento de diplomas estrangeiros na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A partir de levantamento documental e análise qualitativa, os autores identificam quatro grupos populacionais diretamente impactados pelas exigências de revalidação: servidores(as), egressos(as), refugiados(as) e membros da comunidade externa. O estudo contextualiza o reconhecimento de diplomas no Brasil e na América Latina, destacando as particularidades normativas, os avanços legislativos e o papel de organismos internacionais. No âmbito da UNILA, desde 2018, diversas ações foram implementadas com foco em pesquisa, extensão e formulação de políticas institucionais. A criação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UNILA (CSVM) e a recente normatização interna marcam importantes avanços institucionais. O artigo conclui ressaltando a importância do reconhecimento como estratégia de inclusão, integração regional e valorização das trajetórias acadêmicas diversas.
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- 2025-10-05 (2)
- 2025-09-14 (1)
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