Sobre a Revista
Foco e Escopo
DESIDADES é uma revista científica eletrônica na área da infância e juventude latino-americanas, com periodicidade quadrimestral. Publica textos em português ou espanhol. É uma publicação do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas, NIPIAC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Está comprometida em divulgar a pesquisa científica para além dos muros da Universidade estabelecendo um diálogo com pesquisadores, profissionais, estudantes e demais interessados na área da infância e juventude. A Revista publica originais inéditos de artigos, entrevistas e resenhas desde uma abordagem multidisciplinar da infância e juventude.
A revista tem por objetivo constituir-se como um meio eletrônico de discussão científica e diálogo acadêmico sobre as crianças e os jovens no contexto do subcontinente latino-americano. Pretende promover um espaço de debates e difusão de reflexões sobre os desafios e as questões de viver a infância e a juventude no momento contemporâneo destas sociedades.
O título desta revista – DESIDADES – foi cunhado para significar a perspectiva teórica, ética e política que sustenta sua práxis editorial. Assume-se que as idades, como critérios fixos que naturalizam comportamentos, habilidades e modos de existência de acordo com uma temporalização biográfica linear, precisam ser problematizadas de modo a permitir novas abordagens e conceitos sobre as relações entre os grupos geracionais.
Processo de Avaliação pelos Pares
DESIDADES é uma revista eletrônica científica que publica artigos originais, entrevistas e resenhas que se destinem a discutir criticamente, para um público amplo, aspectos da infância, adolescência e da juventude frente a seu processo de emancipação.
É uma publicação quadrimestral, avaliada por pares, publicada pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas -- NIPIAC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, comprometida com a divulgação do conhecimento científico sobre as infâncias, adolescências e juventudes da América Latina.
É uma condição para publicação do manuscrito submetido à DESIDADES que o mesmo não tenha sido publicado e, ou, não seja simultaneamente submetido a outro veículo de divulgação.
O processo de avaliação de manuscritos é feito de acordo com as etapas seguintes:
1ª etapa de avaliação
Após a submissão, os manuscritos são avaliados quanto à adequação às normas aqui especificadas (Normas para Publicação). Nessa etapa, conduzida pela Equipe Editorial, são conferidos todos os itens explicitados para a preparação do manuscrito, bem como o preenchimento completo dos metadados da submissão. Quando houver equívocos, os autores serão notificados e a submissão será arquivada.
Ainda nessa etapa, as Editoras realizam a avaliação de relevância do manuscrito para o campo da infância e juventude, adequação ao escopo da revista e qualidade geral do texto.
2ª etapa de avaliação
Os manuscritos aprovados na etapa anterior são acompanhados pela equipe de editoras da DESIDADES que se responsabiliza pela designação de avaliadores ad-hoc. As submissões são encaminhadas para avaliação por pares preservando-se a identidade dos autores/as e consultores/as (double blind review). Em casos de controvérsia entre os pareceres dos dois avaliadores, um terceiro será consultado. A Equipe Editorial se reserva o direito de propor modificações que venham a contribuir com a clareza do texto e/ou com a agilidade do processo editorial.
Os pareceres emitidos pelos/as consultores/as contêm justificativas de modo a encaminhar,
i) a aprovação para publicação sem alterações,
ii) a aprovação para publicação com recomendações de alterações,
iii) a recomendação de re-submissão e
iv) a não recomendação de publicação.
Às editoras, após a apreciação das versões reformuladas, cabem as decisões finais sobre os manuscritos, inclusive quanto à necessidade de novas reformulações. Os/as autores/as serão informados/as de todas as etapas.
Os/as autores/as não são submetidos/as à cobrança de taxa de submissão de artigos ou de avaliação dos mesmos (APC).
Orientações para avaliadores/as e autores/as
Avaliadores/as
A avaliação se baseia no mérito do trabalho, não influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais, financeiros ou preconceitos.
As submissões e os detalhes das revisões são mantidos sob confidencialidade. Quando há potencial conflito de interesse, o/a avaliador/a deve informar aos editores, caso em que se buscará outro/a consultor/a. A avaliação deve estar atenta a possíveis irregularidades, tais como: identificação de plágio; fabricação e/ou falsificação dos resultados; publicação redundante.
Autores/as
A indicação de autoria em um artigo científico se remete às seguintes condições:
1. A de contribuir intelectual, direta e substancialmente na concepção do processo de pesquisa (desenvolvimento da questão de pesquisa, obtenção, análise ou interpretação dos dados apresentados);
2. A de participar ativamente na construção das versões anteriores do artigo;
3. A de responsabilizar-se pela autoria.
O(s) autor(es) deve(m) declarar a existência de conflito de interesses quando for o caso, utilizando o campo apropriado disponível no sistema durante o processo de submissão.
Periodicidade
De 2013 a 2019 a periodicidade da revista foi trimestral. A partir de 2020 a periodicidade passou a ser quadrimestral.
Política de Acesso Livre
DESIDADES oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo segundo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e democratizar seu acesso.
Indexadores
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades
DIADORIM Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
DOAJ Directory of Open Access Journals
Conselho Científico Nacional
Alfredo Veiga-Neto – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Alexandre Simão de Freitas – Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Ana Cristina Coll Delgado – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil
Ana Maria Monteiro – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Angela de Alencar Araripe Pinheiro – Universidade Federal do Ceará, Brasil
Angela Maria de Oliveira Almeida – Universidade de Brasília, Brasil
Anna Paula Uziel – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Carmem Lucia Sussel Mariano – Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Clarice Cassab – Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
Claudia Mayorga – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Cristiana Carneiro – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Diana Dadoorian – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Dorian Monica Arpini – Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Elisete Tomazetti – Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Fernanda Costa-Moura – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Flavia Ferreira Pires – Universidade Federal da Paraíba, Brasil
Gizele de Souza – Universidade Federal do Paraná, Brasil
Heloísa Helena Pimenta Rocha – Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Iolete Ribeiro da Silva – Universidade Federal do Amazonas, Brasil
Jader Janer Moreira Lopes – Universidade Federal Fluminense, Brasil
Jaileila de Araújo Menezes – Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Jailson de Souza e Silva – Universidade Federal Fluminense, Brasil
Jane Felipe Beltrão – Universidade Federal do Pará, Brasil
Juarez Dayrell – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Juliana Prates Santana – Universidade Federal da Bahia, Brasil
Leandro de Lajonquière – Universidade de São Paulo, Brasil/Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis, França.
Leila Maria Amaral Ribeiro – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Lila Cristina Xavier Luz – Universidade Federal do Piauí, Brasil
Marcos Cezar de Freitas – Universidade Federal de São Paulo, Brasil
Marcos Ribeiro Mesquita – Universidade Federal de Alagoas, Brasil
Maria Alice Nogueira – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Maria Aparecida Morgado – Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Maria Cristina Soares de Gouvea – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Maria Helena Oliva Augusto – Universidade de São Paulo, Brasil
Maria Ignez Costa Moreira –Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
Maria Letícia Nascimento – Universidade de São Paulo, Brasil
Maria Lucia Pinto Leal – Universidade de Brasília, Brasil
Marlos Alves Bezerra – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
Marta Rezende Cardoso – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Mirela Figueiredo Iriart – Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil
Myriam Moraes Lins de Barros – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Nair Teles – Fundação Oswaldo Cruz/Universidade Eduardo Mondlane, Brasil
Patrícia Pereira Cava – Universidade Federal de Pelotas, Brasil
Rita de Cassia Fazzi – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
Rita de Cassia Marchi – Universidade Regional de Blumenau, Brasil
Rosa Maria Bueno Fischer – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Rosângela Francischini – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
Silvia Pereira da Cruz Benetti – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
Solange Jobim e Sousa – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Sonia Margarida Gomes Sousa – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil
Telma Regina de Paula Souza – Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil
Vera Maria Ramos de Vasconcellos – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Veronica Salgueiro do Nascimento – Universidade Federal do Ceará, Brasil
Conselho Científico Internacional
Adriana Aristimuño - Universidad Católica del Uruguay, Uruguay
Adriana Molas – Universidad de la República, Montevideo, Uruguay
Andrés Pérez-Acosta – Universidad del Rosario, Bogotá, Colombia
Alfredo Nateras Domínguez – Universidad Autónoma Metropolitana Iztapalapa, UAM-I, México
Carla Villalta – CONICET y Universidad de Buenos Aires, Argentina
Daniel Gustavo Llanos Erazo - Universidad Politécnica Salesiana, Ecuador
Ernesto Rodríguez – Centro Latinoamericano sobre Juventud, CELAJU, Montevideo, Uruguay
Graciela Castro – Universidad Nacional de San Luis, Argentina
Guillermo Arias Beaton – Universidad de La Habana, Cuba
Héctor Castillo Berthier – Instituto de Investigaciones Sociales, Universidad Autónoma de México, México
Héctor Fabio Ospina – Universidad de Manizales, Colombia
José Rubén Castillo Garcia – Universidad Autónoma de Manizales, Colombia
Laura Kropff – Universidad Nacional de Rio Negro, Argentina
María Guadalupe Vega López – Universidad de Guadalajara, México
María Raquel Macri – Universidad de Buenos Aires, Argentina
Mariana Chaves – CONICET e Universidad Nacional de La Plata, Argentina
Mariana Garcia Palacios – CONICET e Universidad de Buenos Aires, Argentina
Mario Sandoval – Universidad Católica Silva Henriquez, Chile
Norma Contini – Universidad Nacional de Tucumán, Argentina
Pablo Toro Blanco – Universidad Alberto Hurtado, Chile
René Unda – Universidad Politécnica Salesiana, Ecuador
Rosa Maria Camarena – Instituto de Investigaciones Sociales, Universidad Autónoma de México, México
Silvina Brussino – CONICET e Universidad Nacional de Córdoba, Argentina
Valeria Llobet – CONICET e Universidad Nacional de San Martin, Argentina
Auto-arquivamento
A Revista Desidades encoraja os autores a divulgarem seus artigos no intuito de promover maior circulação e disseminação de seus conteúdos, aumentando o alcance das suas publicações na comunidade científica e junto ao público leigo. Para tal, os autores se comprometem a publicar apenas a versão finalizada do artigo, já disponibilizada pela revista, no formato PDF. Os autores não são autorizados a inserir em repositórios temáticos, institucionais ou em quaisquer outras fontes a versão preliminar do trabalho (antes ou durante o processo de avaliação pelos pares).
Abreviatura
O título da revista DESIDADES Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude pode ser abreviado como DESIDADES.
Ficha catalográfica
Fontes de Apoio
Histórico do periódico
DESIDADES significa, como escolha do título da revista, que as idades, como critérios fixos que naturalizam comportamentos, habilidades e modos de existência segundo uma temporalização biográfica linear, precisam ser problematizadas de modo a permitir novas abordagens, perspectivas e diálogos sobre as relações entre os grupos geracionais.