A difusão do diagnóstico de transtorno bipolar infantil: controvérsias e problemas atuais
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i16.13438Resumo
O presente artigo visa, a partir de uma perspectiva normativista, a investigar a construção
do diagnóstico de Transtorno Bipolar Infantil. A discussão em torno deste obriga a articular
dois objetos de estudo: a infância e a psiquiatria. Traça-se um breve histórico da noção de
infância, buscando caracterizá-la no contexto de surgimento do transtorno bipolar infantil.
Paralelamente, acompanhamos o mesmo percurso no que concerne à psiquiatria infantil. O
caso do Transtorno Bipolar Infantil evidencia um movimento mais amplo da psiquiatria infantil
e da infância, uma vez que se trata de uma categoria diagnóstica destinada à idade adulta que
passou a ser considerada uma afecção crônica. Por fim, este trabalho não tem como objetivo
questionar a validade do Transtorno Bipolar Infantil, mas mapear e localizar o surgimento
deste diagnóstico em um contexto sociocultural mais amplo, levantando as controvérsias e
questionamentos suscitados por ele.
Palavras-chave: bipolaridade, psiquiatria, infância, medicalização, transtornos afetivos.
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