Jovens indígenas na Sierra Central do Equador. Elementos para pensar suas práticas comunitárias

Autores

  • René Unda Lara
  • Maria Fernanda Solórzano Granada

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i4.2584

Resumo

Neste artigo, René Unda Lara, doutor em Ciências Sociais e diretor do Centro de Infância, Adolescência e Juventude da Universidade Politécnica Salesiana do Equador, junto com Maria Fernanda Solórzano Granada, pesquisadora desta mesma instituição, analisam a presença e a importância das juventudes indígenas a partir de 2007, quando da instalação do governo da Revolução Cidadã no Equador. Este cenário político e cultural transformador possibilita expor as contradições e tensões que têm constituído a experiência de ser jovem nas diferentes comunidades indígenas equatorianas. Segundo os autores, embora a expansão da obrigatoriedade escolar tenha permitido ganhos importantes para estes jovens, outras demandas se impõem, como a de ter que conjugar seus valores rurais tradicionais com a adesão e o pertencimento ao modo de ser urbano, frente a condicionantes como o movimento de migração para as cidades, e a diversificação das demandas em relação à força de trabalho. Um aspecto importante analisado neste artigo reside na participação ativa dos jovens na reconstrução do movimento indígena no Equador a partir de 2006. Participação esta que não se faz sem problemas, um dos quais constitui o enfrentamento da estrutura de poder comunal indígena que dispõe da autoridade como prerrogativa da geração mais velha. Leia mais.

Referências

Bourdieu, P. (1999). Razones prácticas. Sobre la teoría de la práctica. Barcelona: Anagrama.

Bourdieu, P (2007). El sentido práctico. Argentina: Siglo XXI Editores.

CINAJ (2012). Prácticas socioculturales de jóvenes indígenas en la Sierra Central del Ecuador. Informe de investigación. Quito: UPS (não publicado).

De Mires, C. (1995). Estudio sobre el sector informal urbano en el Centro Histórico de Quito. Quito: Orstom.

Martínez, L. (1984). De campesinos a proletarios. Cambios en la mano de obra rural en la Sierra Central del Ecuador. Quito: Ed. El Conejo.

Murmis, M. (1984). La hacienda en la Sierra Norte de Ecuador. Quito: Mimeo UCE.

Quintero, R. (1999). Ecuador, una nación en ciernes. Quito: FLACSO.

Sánchez-Parga, J. (2001). Crisis en torno al Quilotoa. Mujer, cultura y comunidad. Quito: CAAP.

Sánchez-Parga, J. (2006). El movimiento indígena en Ecuador. Quito: CAAP.

Unda, R. y Llanos, D. (2012) Participación política de jóvenes en Ecuador. Estudio cualitativo de 12 formas asociativas juveniles. Quito: IDEA-Ágora Democrático (Informe de pesquisa não publicado).

Unda, R. y Llanos, D. (2014). “Producción social de infancias en contextos de cambios y transformaciones rurbanas”. En, Llobet, V., (Compiladora). Pensar la infancia desde América Latina. Un estado de la cuestión. Buenos Aires: CLACSO.

Unda, R. y Muñoz, G. (2011). La condición juvenil indígena. Elementos iniciales para su construcción conceptual. En, Revista Última Década, No. 34, junio-diciembre 2011. Valparaíso: CIDPA.

UNICEF (2011). Informe de situación de los derechos de la niñez y adolescencia en Ecuador 2001-2010.

Downloads

Publicado

21-10-2015

Edição

Seção

TEMAS EM DESTAQUE