Identidades juvenis e consumo musical de 'reggae' e 'rap' em Cuba

Autores

  • Yoannia Garzón

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i5.2598

Resumo

A relação entre música, juventude e consumo cultural é explorada neste artigo de Yoannia Garzón, pesquisadora cubana do Centro de Estudos sobre a Juventude, de Havana, Cuba. Destacando como o ‘rap' e o ‘reggae' tem se tornado importantes nas práticas expressivas e participativas dos jovens cubanos, a autora discute como, em um contexto de globalização das indústrias culturais, estes estilos musicais são reconfigurados nas experiências locais. Como marcadores socioculturais de maneiras de ser e de viver, estes ritmos podem também ganhar sentido de resistência frente a condições de marginalização e discriminação vivenciadas pelos jovens. Leia mais.

Referências

Bayona Mojena, Rosilín. Cubaliteraria. Impresiones sobre la cultura rapera capitalina. Disponível em: http://www.cubaliteraria.cu/articulo.php?idarticulo=13917&idseccion=25 Acesso em 24 de janeiro de 2014.

Bayona Mojena, R.. Cubaliteraria. La música como forma de participación y consumo. Disponível em: http://www.cubaliteraria.cu/articulo.php?idarticulo=14255&idseccion=25 Acesso em 24 de janeiro de 2014.

D Perry, Marc (s.f.). La jiribilla. Disponível em: http://www.lajiribilla.cubaweb.cu Acesso em 7 de março de 2014.

Furé Davis, Samuel, La cultura Rastafari en Cuba. Editorial Oriente, 2011.

Martín-Barbero, Jesús. Comunicación e imaginarios de la integración. Revista Inter-medios, N. 2, 1992

Downloads

Publicado

21-10-2015

Edição

Seção

TEMAS EM DESTAQUE