O que será o amanhã? Expectativas de jovens sobre futuro, política e trabalho

Autores

  • Carolina Salomão Corrêa
  • Solange Jobim e Souza

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i8.2647

Resumo

Resumo

A partir de uma experiência de pesquisa para o desenvolvimento de uma série dedicada ao público jovem, esse artigo destaca as expectativas desse grupo etário em relação ao futuro, trabalho e política. Convergindo dados estatísticos e depoimentos, percebemos que o futuro narrado pelos jovens é permeado por incertezas e o momento da inserção profissional é vivenciado entre tensões e dúvidas. Somado a isso, há um contexto sociopolítico que não inspira confiança e um sentimento difuso de descrença na política e nas instituições. Esse texto tem como objetivo descrever brevemente o processo da investigação -- estratégias metodológicas e enfoques de análise -- e apresentar algumas conclusões sobre o modo como os jovens manifestam as angústias geradas pelas temáticas do trabalho, política e futuro. Essa opção decorre da percepção da centralidade desses temas nos discursos dos jovens representada na forma de mal-estares e controvérsias ligados ao viver o presente e pensar o futuro.

Palavras- chave: juventude, futuro, trabalho, política.

Referências

BOX 1824. O sonho brasileiro da política. Disponível em: http://sonhobrasileirodapolitica.com.br/ Acesso em: 8 de outubro de 2014.

KORMAN DIB, S.; CASTRO, L. R. de. O trabalho é projeto de vida para os jovens? Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (USP), vol. 13, n. 1, pp. 1-15, 2010.

FAMECOS/PUC-RS. Perfil do Jovem Brasileiro. Disponível em: http://portal.eusoufamecos.net/estudo-da-famecos-revela-comportamento-do-jovem-brasileiro/ Acesso em: 1 de setembro de 2014.

FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO. Perfil da Juventude Brasileira. Disponível: http://www.fpabramo.org.br/uploads/perfil_juventude_brasileira.pdf Acesso em: 8 de outubro de 2014

SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE. Pesquisa Nacional sobre Perfil e Opinião da Juventude Brasileira. Disponível em:

http://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/participacao/pesquisa%20perfil%20da%20juventude%20snj.pdf Acesso em: 1 de setembro de 2014.

Downloads

Publicado

22-10-2015

Edição

Seção

TEMAS EM DESTAQUE