Os jovens e os velhos: uma atualização de um embate frente a algumas questões nacionais
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i23.29909Resumo
O encontro aqui transcrito discute a temática da diferença geracional no tocante às heranças,
dívidas e apostas da sociedade e da educação brasileira em relação às futuras gerações. Partese
de uma reflexão sobre a iniquidade geracional, atestada, por exemplo, no genocídio e
encarceramento da juventude negra e pobre no Brasil. Destaca-se que tal realidade se deve,
em grande medida, à transmissão de injustiças históricas, sociais e políticas que marcam o
processo de subjetivação dos jovens brasileiros. A partir desses pressupostos, a mesa debate
sobre a transmissão na educação pública e privada; questiona as responsabilidades de jovens e
velhos na construção do conhecimento e da sociedade; e, entre outras coisas, trata da natureza
do afeto envolvido na transmissão como uma via para repensarmos a atividade educativa, de
modo a promover a construção do comum, entendido a partir de uma coprodução de sentido.
Palavras-chave: relações intergeracionais, transmissão, descolonialidade, educação brasileira.
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