Análise da produção bibliográica em livros sobre a infância e a juventude na América Latina: atualizações e novos horizontes

Autores

  • Juliana Siqueira de Lara Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.
  • Luisa Evangelista Vieira Prudêncio
  • Paula Pimentel Tumolo
  • Renata Tavares da Silva Guimarães
  • Sabrina Dal Ongaro Savegnago
  • Sofia Hengen
  • Lucia Rabello de Castro

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i24.30908

Resumo

O presente artigo é uma atualização acerca de algumas tendências observadas nas publicações
em formato de livros sobre a infância e juventude na América Latina, nas áreas das Ciências
Humanas e Sociais, através da análise dos levantamentos bibliográicos do periódico DESidades,
ao longo de 2015 a 2018. Seus resultados revelam um número expressivo de obras lançadas
no continente latino-americano e apontam a área da Educação como a que mais concentra as
publicações nesses campos. As temáticas educacionais do ensino/aprendizagem e propostas
curriculares são aquelas que se destacam nas obras encontradas, que majoritariamente não
mencionam as crianças e jovens como objeto de sua discussão e análise. Nesse sentido, o estudo interroga a invisibilidade dada à subjetividade daqueles que caracterizam os campos da infância e juventude. Observou-se, também, a pouca notoriedade dada a determinadas temáticas, tais como crianças indígenas e quilombolas, no campo de estudos da infância e juventude da América Latina.

Palavras-chave: produção bibliográica, infância, juventude, América Latina.

Referências

CASTRO, L. R. Onde estão os (sujeitos) jovens nas teorias da juventude? In: COLAÇO, V. F. R. et al. (Org.). Juventudes em Movimento: experiências, redes e afetos. 1. ed. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2019.

CASTRO, L. R. A infância e seus destinos no contemporâneo. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 47-58, 2002.

CASTRO, L. R. Da invisibilidade à ação: crianças e jovens na construção da cultura. In: CASTRO, L. R. (Org.). Crianças e jovens na construção da cultura. Rio de Janeiro: NAU, 2001. p. 19-46.

CASTRO, L, R. et al. Análise da produção bibliográfica em livros sobre a infância e a juventude na América Latina. DESIDADES: Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude, v. 3, n. 9, p. 33-50, 2015.

FRANCHETTI, P. Editoras universitárias no Brasil. 4 de setembro de 2018. Disponível em: <https://paulofranchetti.blogspot.com/2018/09/editoras-universitarias-no-brasil.html>. Acesso em: 26 fev. 2019.

HAYASHI, M. C.; HAYASHI, C. R.; MARTINEZ, C. M. Estudos sobre jovens e juventude: diferentes percursos refletidos na produção científica brasileira. Educação, Sociedade & Culturas, n. 27, p. 131-154, 2008.

IBGE. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016-2017. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101576_informativo.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2019.

MENANDRO, P. R. R.; YAMAMOTO, O. H.; TOURINHO, E. Z.; BASTOS, A. V. B. Livros à mão cheia: o livro como veículo de produção acadêmica. Psicologia USP, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 367-386, 2011.

SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, M. J.; CERISARA, A. B. (Org.). Crianças e miúdos: perspectivas sócio-pedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2004. p. 9-34.

VOLTARELLI, M. A. Estudos da infância na América do Sul: pesquisa e produção na perspectiva da sociologia da infância. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

WALSH, C; MIGNOLO, W. Las geopolíticas del conocimiento y colonialidad del poder. Entrevista a Walter Mignolo. In: WALSH, C; SCHIWY, F; CASTRO-GOMES, S. (Org.). Indisciplinar las ciencias sociales. Geopolíticas del conocimiento y colonialidad del poder. Perspectivas desde lo Andino. Quito: UASB/ Abya Yala, 2002. p. 17-44.

Downloads

Publicado

04-12-2019

Edição

Seção

TEMAS EM DESTAQUE