Análise da produção bibliográica em livros sobre a infância e a juventude na América Latina: atualizações e novos horizontes
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i24.30908Resumo
O presente artigo é uma atualização acerca de algumas tendências observadas nas publicações
em formato de livros sobre a infância e juventude na América Latina, nas áreas das Ciências
Humanas e Sociais, através da análise dos levantamentos bibliográicos do periódico DESidades,
ao longo de 2015 a 2018. Seus resultados revelam um número expressivo de obras lançadas
no continente latino-americano e apontam a área da Educação como a que mais concentra as
publicações nesses campos. As temáticas educacionais do ensino/aprendizagem e propostas
curriculares são aquelas que se destacam nas obras encontradas, que majoritariamente não
mencionam as crianças e jovens como objeto de sua discussão e análise. Nesse sentido, o estudo interroga a invisibilidade dada à subjetividade daqueles que caracterizam os campos da infância e juventude. Observou-se, também, a pouca notoriedade dada a determinadas temáticas, tais como crianças indígenas e quilombolas, no campo de estudos da infância e juventude da América Latina.
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