Os “nós” da rede: a construção de ações intersetoriais na prevenção ao uso de drogas com jovens escolares

Autores

  • Edna Linhares Garcia
  • Mariana Soares Teixeira
  • Kamilla Mueller Gabe
  • Gabriela da Silva Oliveira
  • Denise Vidal
  • Rayssa Madalena Feldmann
  • Letiane de Souza Machado

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i29.43333

Resumo

A adolescência é definida como um momento de procura por aceitação que faz o jovem suscetível ao uso de substâncias psicoativas. Nesse sentido, o presente artigo constitui um recorte da pesquisa Narrativas de adolescentes sobre drogas e os Serviços de Saúde Mental CAPSia e CAPSad: intersecções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul cujo objetivo é analisar o lugar da droga na constituição do sujeito e seus efeitos, bem como as questões da intersetorialidade na rede básica do município quanto à promoção de saúde e à prevenção do uso e abuso de droga por escolares. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde responsáveis pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Os resultados apontaram distanciamento entre as instituições saúde e educação, demonstrando escassez de estratégias para uma intervenção para com os adolescentes. Diante isso, faz-se urgente o desenvolvimento de ações que busquem dar conta da articulação entre as instituições saúde e educação.

Referências

AMADOR, F. S.; LAZZAROTTO, G. D. R.; SANTOS, N. I. S. dos. Pesquisar-Agir, Pesquisar-Intervir, Pesquisar-Interferir. Revista Polis e Psique, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 228-248, ago. 2015. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/PolisePsique/article/view/58180>. Acesso em: 20 ago. 2020.

BASTOS, F. I. P. M. et al. III Levantamento Nacional Sobre O Uso De Drogas Pela População Brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)/Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), 2017.

BISPO, E. P. de F.; TAVARES, C. H. F.; TOMAZ, J. M. T. Interdisciplinaridade no ensino em saúde: o olhar do preceptor na Saúde da Família. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 18, n. 49, p. 337-350, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1807-57622013.0158>. Acesso em: 20 ago. 2020.

BOCK, A. M. B. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

BRAATZ, M. B. et al. Narrativas de adolescentes sobre drogas: família, escola e o paradigma da abstinência. In: JORNADA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA, 6., 2017, Santa Cruz do Sul. Anais [...]. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2017. p. 1-13. Disponível em: <https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/jornada_psicologia/article/view/17635/4513>. Acesso em: 21 jul. 2020.

BRASIL. Decreto n° 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa de Saúde na Escola – PSE, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 dez. 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Saúde. Gestão participativa e cogestão. Brasília: MS, 2009.

BRASIL. Portaria nº 687, de 30 de março de 2006. Aprova a Política de Promoção da Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 mar. 2006.

BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 set. 1990.

CORSO, D. L.; CORSO, M. Adolescência em cartaz: filmes e psicanálise para entendê-la. Porto Alegre: Artmed, 2018.

GABE, K. M. et al. O fenômeno da droga e os dispositivos de cuidado em saúde: percepções de adolescentes escolares. Revista Jovens Pesquisadores, Santa Cruz do Sul, v. 10, n. 1, p. 1-12, fev. 2021. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/view/14898>. Acesso em: 10 mar. 2021.

GARCIA, E. L. et al. Conhecendo o perfil do usuário de crack de Santa Cruz do Sul. Barbarói, Santa Cruz do Sul, v. 36, ed. esp., p. 83-95, 2012. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/viewFile/2922/2106>. Acesso em: 02 jul. 2020.

GARCIA, E. L. et al. VI Fórum de discussão sobre drogas na contemporaneidade: encontros transformadores de sentidos a partir da extensão universitária. In: GONÇALVES, B. D.; FIOR, C. A.; OLIVEIRA, V. P. de. (Orgs.). A pergunta e os métodos: percursos metodológicos em Psicologia. 1ed. Curitiba: Editora CRV, 2019a. p. 347-362.

GARCIA, E. L. et al. Redução de danos: a construção do ato nômade e do cuidado compartilhado. Revista Cesumar, v. 24, n. 1, p. 9-27, 2019b. Disponível em: <https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/7165/3497>. Acesso em: 10 de mar. 2021.

GARCIA, E. L.; MACHADO, L. S.; FELDMANN, R. M. Narrativas de adolescentes sobre drogas e os Serviços de Saúde Mental CAPSia e CAPSad: intersecções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul: Histórico, percursos e perspectivas. In: GARCIA, E. L.; MACHADO, L. S.; FELDMANN, R. M. (Orgs.). Prevenção ao uso de drogas na adolescência: um caminho que inicia pela escuta. 1 ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2020. p. 21-32. Disponível em: <https://editora.pucrs.br/download/livros/1438.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2021.

FELDMANN, R. M. et al. Adolescência e os sentidos produzidos acerca da drogadição. Revista Jovens Pesquisadores, Santa Cruz do Sul, v. 9, n. 2, p. 37-47, 2019. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/view/13337>. Acesso em: 20 set. 2020.

FOUCAULT, M. O nascimento da clínica. 1 ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1977.

MEDEIROS, C. R. G. et al. A rotatividade de enfermeiros e médicos: um impasse na implementação da Estratégia de Saúde da Família. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 1, p. 1521-1531, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232010000700064&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 jul. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Documentos básicos. 45 ed. Genebra: OMS, 2006. Disponível em: <https://www.who.int/governance/eb/who_constitution_sp.pdf>. Acesso em: 21 set. 2020.

PAULON, S. M.; ROMAGNOLI, R. C. Pesquisa-intervenção e cartografia: melindres e meandros metodológicos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 85-102, jan. 2010. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/9019/7455>. Acesso em: 20 ago. 2020.

SANTOS, T. M. et al. Fórum sobre Drogas: articulando ensino, pesquisa e extensão. In: ALMEIDA, P. C.; KLAFKE, T. E. (Orgs.). Ensino e extensão na Unisc: Prêmio Honra ao Mérito 2017. 1ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2018. p. 73-83. Disponível em: <https://repositorio.unisc.br/jspui/bitstream/11624/2730/1/Ensino%20e%20extens%c3%a3o%20na%20Unisc%20%20Pr%c3%aamio%20Honra%20ao%20M%c3%a9rito%202017.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2021.

SCHERER, M. D. dos A.; PIRES, D. E. P. de; JEAN, R. A construção da interdisciplinaridade no trabalho da Equipe de Saúde da Família. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 11, p. 3203-3212, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232013001100011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 ago. 2020.

SPINK, M. J. Linguagem e produção de sentidos no cotidiano. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010. Disponível em: <https://static.scielo.org/scielobooks/w9q43/pdf/spink-9788579820465.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2020.

TONELLI, B. et al. Rotatividade de profissionais da Estratégia Saúde da Família no município de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Revista da Faculdade de Odontologia - UPF, Passo Fundo, v. 23, n. 2, p. 180-185, out. 2018. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rfo/article/view/8314>. Acesso em: 20 set. 2020.

TOROSSIAN, S. D.; CANNAS, C. L. R.; AMARAL, B. P. Adolescência e prevenção ao uso de drogas: garimpando outras palavras. In: GARCIA, E. L.; MACHADO, L. S.; FELDMANN, R. M. Prevenção ao uso de drogas na adolescência: um caminho que inicia pela escuta. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2020. Disponível em: <https://editora.pucrs.br/download/livros/1438.pdf>. Acesso em: 20 set. 2020.

UNITED NATIONS OFFICE ON DRUGS AND CRIMES. World drug report. Viena: United Nations, 2020. Disponível em: <https://wdr.unodc.org/wdr2020/>. Acesso em: 20 jul. 2020.

VIDAL, D. et al. Narrativas de adolescentes sobre drogas e os serviços de saúde mental CAPSia e CAPSad: intersecções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul. In: GARCIA, E. L.; MACHADO, L. S.; FELDMANN, R. M. (Orgs.). Prevenção ao uso de drogas na adolescência: um caminho que inicia pela escuta. 1 ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2020. p. 113-149. Disponível em: <https://editora.pucrs.br/download/livros/1438.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2021.

VIEIRA, R. P. et al. Participação de adolescentes na Estratégia Saúde da Família a partir da Estrutura Teórico-Metodológica de uma Participação Habilitadora. Rev. Latino-AmEnfermagem, vol. 22, n. 2, p. 309-316, mar. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010411692014000200309&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 12 jul. 2020.

Downloads

Publicado

29-04-2021

Edição

Seção

TEMAS EM DESTAQUE