A escola como promotora da saúde mental e do bem-estar juvenil: oficinas pedagógicas com adolescentes.

Autores

  • Sonia Maria Ferreira Koehler
  • Nathália Garcia Panacioni Gonzales
  • Júlia Barbeito Marpica

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i29.43651

Resumo

O presente artigo trata de um relato de experiência sobre um projeto de extensão composto por oficinas de vertente pedagógica e psicológica realizadas com 91 alunos/as matriculados/as no Ensino Médio de uma escola estadual, com idades entre 14 e 17 anos, no ano de 2019. O projeto buscou construir coletivamente recursos fundamentais para a proteção e a promoção da saúde mental e bem-estar dos jovens dentro e fora do ambiente escolar, através da troca de experiências que possibilitaram a participação ativa e o protagonismo dos adolescentes no enfrentamento das adversidades e desafios que atravessam seus cotidianos. A experiência procurou demonstrar a importância da implementação de projetos que viabilizem a expressão e a discussão acerca das realidades e relações que permeiam as vivências das juventudes, bem como promover um diálogo entre educação e saúde que oportunize a reflexão crítica a respeito da construção de um desenvolvimento juvenil integral e plural.

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10-05-2021

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TEMAS EM DESTAQUE