Agravamento das vulnerabilidades infanto-juvenis: uma análise sociopolítica do sofrimento psíquico durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i31.46041

Palavras-chave:

proteção da criança, adolescente, vulnerabilidade social, sofrimento emocional, COVID-19.

Resumo

Análise teórico-reflexiva sobre vulnerabilidades e sofrimento psíquico na infância e adolescência, agravados com a pandemia da COVID-19, ancorada nos pressupostos da saúde coletiva e psicanálise. O afastamento da escola e a redução do atendimento presencial nas unidades de saúde aumentaram o tempo de convivência intrafamiliar. Paradoxalmente, observa-se um aumento nas vulnerabilidades de crianças e adolescentes, na violência com mortes prematuras e nos índices de sofrimento psíquico. Através da noção de desamparo, sugere-se uma possível articulação entre a vulnerabilidade social e a vulnerabilidade psíquica de crianças e de adolescentes. As situações envolvendo o desaparecimento dos “três meninos de Belford Roxo” e a morte do menino “Henry Borel” são ilustrativos da ausência da proteção dos direitos fundamentais à vida e à dignidade da criança. São reportados também casos de adolescentes vulneráveis à violência autoinflingida que demandam a continuidade do atendimento ambulatorial para assegurar alguma proteção e um lugar de escuta. 

Biografia do Autor

Ivone Evangelista Cabral, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery

Doutora em Enfermagem. Departamento de Enfermagem Materno Infantil. Faculdade de Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

04-02-2022

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: INTERDISCIPLINARIEDADE