Adolescência e suas marcas: o corpo em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i31.46046

Palavras-chave:

corpo, adolescência, marcas corporais, interdisciplinar

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo refletir sobre a importância da temática do corpo nos estudos sobre adolescência e juventude. Corpo que faz presença na pólis tanto como palco de políticas públicas atuais de cuidado e atenção, como aporte de investimentos futuros. Também corpo expressivo que, através de suas marcas, pode nos falar de um campo simbólico para além de sua dimensão biológica.  Por fim, corpo que problematiza a própria delimitação das categorias adolescência e juventude, apontando para a multidimensionalidade de sua compreensão.

Biografia do Autor

Beatriz Akemi Takeiti, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP, em 2000. Mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, em 2003 e Doutora pelo mesmo Programa (2014). Foi docente do Centro Universitário São Camilo (2011-2012). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ e foi Coordenadora de Curso 2015-2016. Já ocupou cargo de coordenador e docente no Centro Universitário de Araraquara - UNIARA, período de 2006-2011. Foi membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP - UNIARA, de 2009-2010. Também atuou como docente (em caráter temporário) na Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2006) e na Universidade de São Paulo, USP-RP, campus Ribeirão Preto (2004). Também atuou como terapeuta ocupacional no Centro de Atenção aos Maus-tratos na Infância (CRAMI/CEDECA/Campinas) e no Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas (COMEC).Tem experiência em atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase no campo social, atuando principalmente nos seguintes eixos: crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e desfiliação social, jovens autores de ato infracional, população em situação de rua, ações territoriais, educação, violência e cultura juvenil.

Cristiana Carneiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação e do Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil.

Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Rio de Janeiro.

Simone Ouvinha Peres, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social, Rio de Janeiro, Brasil.

Docente do Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social, UFRJ.

Downloads

Publicado

04-02-2022

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: INTERDISCIPLINARIEDADE