Seres competentes e sujeitos de direitos: trajetórias dos bebês nas pesquisas acadêmicas e nas creches

Autores

  • Patrícia Maria Uchôa Simões Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades, Recife, Brasil http://orcid.org/0000-0003-1292-4182

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i33.49014

Palavras-chave:

bebês, creche, Educação Infantil, institucionalização de bebês, direito à educação

Resumo

O presente texto tem como objetivo trazer elementos para a discussão dos bebês nas pesquisas e nas creches, analisando como a ciência moderna, em suas diversas áreas de conhecimento, tem perspectivado os bebês e discutir quais são suas implicações nas políticas e práticas pedagógicas nas instituições de Educação Infantil no Brasil. Assinala-se um movimento de constituição de um campo semântico que articula os bebês à ideia de indivíduo competente e sujeito de direito. Essa nova concepção impõe desafios aos profissionais e exige mudanças. A invisibilidade dos bebês é discutida, considerando os diferentes atores políticos e econômicos e o contexto social e histórico do desenvolvimento da criança. Por fim, o texto propõe um olhar para os bebês como seres competentes nas instituições de Educação Infantil e como categoria analítica nos estudos das infâncias.

Biografia do Autor

Patrícia Maria Uchôa Simões, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades, Recife, Brasil

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil; Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil. Pesquisadora da FUNDAJ e docente do PPGECI/ Fundaj-UFRPE, Brasil.

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Publicado

14-11-2022

Edição

Seção

TEMAS EM DESTAQUE - SEÇÃO TEMÁTICA: BEBÊS