Adolescência, capacitismo e escola: apontamentos sobre as representações sociais da Síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v1i40.56860Palavras-chave:
adolescência, capacitismo, inclusão social, síndrome de DownResumo
Em uma sociedade atravessada pelos ideais capacitistas, as pessoas com alguma deficiência enfrentam o desafio de confrontar estruturas consolidadas para se inserirem socialmente. Esse modo de funcionar afasta os “corpos deficientes” do acesso a serviços e da participação da comunidade, subalternizados sob a classificação de pessoas especiais. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as representações sociais de professores e alunos pares de adolescentes com Síndrome de Down em uma escola pública do Recife-PE. Trata-se de um estudo qualitativo, que utiliza a Teoria das Representações Sociais, que são conhecimentos prévios do senso comum – um conjunto de ideias construídas nas relações sociais cotidianas. A coleta foi realizada a partir de observação participante e entrevista semiestruturada com professores e colegas de classe de uma adolescente com Síndrome de Down. Os resultados desvelam representações marcadas por ideias capacitistas, o que demarca um longo caminho para a consolidação da inclusão na sociedade brasileira.
Referências
ALMONTE, U. O. R.; ESCALANTE, M. A. C.; BOCANEGRA, C. A. D. Retraso de la erupción dental en el síndrome de Down: evaluación crítica de la evidencia. Odontol. Sanmarquina, v. 24, n. 1, p. 45-51, 2021. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.15381/os.v24i1.18158>. Acesso em: 19 ago. 2021.
BATISTELLA, C. E. C. A. A noção de discurso na pesquisa em saúde coletiva: de recurso metodológico à abordagem teórica. Trabalho, Educação e Saúde, v. 18, n. 2, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00266>. Acesso em: 19 ago. 2021.
CAMPOS, R. G. et al. Estimation of fat mass by anthropometric indicators in young people with Down syndrome. Nutrición Hospitalaria, v. 13, v. 38, n. 5, p. 1040-1046, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.20960/nh.03524>. Acesso em: 10 mai. 2021.
CAVALCANTI, A.C.S. Representações sociais do núcleo escolar quanto ao adolescente com Síndrome de Down. Dissertação (Mestrado em Hebiatria). Faculdade de Odontologia de Pernambuco da Universidade de Pernambuco. Recife, p.92, 2020.
CORREIA, L. M. Alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares. Porto: Porto Editora, 2002.
FALCÃO, A. C. S. L. A. et al. Síndrome de Down: abordagem odontopediátrica na fase oral. Rev. Odontol., São Paulo, v. 31, n. 1, p. 57-67, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.26843/ro_unicidv3112019p57-67>. Acesso em: 05 mar. 2021.
FANTACINI, R. A. F.; DIAS, T. R. S. Professores do Atendimento Educacional Especializado e a Organização do Ensino para o Aluno com Deficiência Intelectual. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, n. 1, p. 57-74, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s1413-65382115000100005>. Acesso em: 07 mai. 2021.
FONSECA, V. Tendências futuras da educação inclusiva. Educación, Desarrollo y Diversidad, v. 5, n. 1, p. 7-28, 2002. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6409729>. Acesso em: 10 mar. 2021.
FRANÇA, T. H. Modelo Social da Deficiência: uma ferramenta sociológica para a emancipação social. Lutas Sociais, São Paulo, v. 17, n. 31, p. 59-73, jul./dez. 2013. Disponível em: <https://www4.pucsp.br/neils/revista/vol%2031/tiago-henrique-franca.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2021.
GAUDENZI, P.; ORTEGA, F. Problematizando o conceito de deficiência a partir das noções de autonomia e normalidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 10, p. 3061–3070, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.16642016>. Acesso em: 07 mai. 2021.
GARGHETTI, F. et al. Breve história da Deficiência Intelectual. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), n. 10, p. 101-116, 2013. Disponível em: <https://nedef.paginas.ufsc.br/files/2017/10/Breve-hist%C3%B3ria-da-defici%C3%AAncia-intelectual.-1.pdf>. Acesso em: 07 mai. 2021.
GESSER, M. et al. Psicologia e os estudos sobre deficiência: uma breve introdução. In: Gesser, Marivete et al. Psicologia e pessoas com deficiências. Florianópolis: Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina - CRP-12: Tribo da Ilha, 2019.
KHOSHNOOD, M. et al. Post-infectious inflammatory syndrome associated with SARS-CoV-2 in a paediatric patient with Down syndrome, BMJ Case Report, v. 14, n. 4, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1136/bcr-2020-240490>. Acesso em: 12 ago. 2021.
LISBOA, M. F. D. L. S. A deficiência e o preconceito: uma visão histórica e atual sobre a pessoa com deficiência. Cadernos da FUCAMP, v. 19, n. 42, 2020. Disponível em: <https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2245>. Acesso em: 12 ago. 2021.
LUZ NETO, R. G. da et al. “Corporeidades insurgentes: decolonizando corpos e "Deficiências"”, International Journal of Development Research, v.12, n. 08, 2022. Disponível em: <https://www.journalijdr.com/corporeidades-insurgentes-decolonizando-corpos-e-defici%C3%AAncias>. Acesso em: 10 nov. 2022.
MAGALHÃES, C. M. S. P. B. Vivências de identidade em adolescentes com trissomia 21. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Especialização em Educação Especial, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2010. Disponível em: <http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/732?locale=pt_PT>. Acesso em: 12 abr. 2021.
MAGNABOSCO, M. de B; SOUZA, L. L. Aproximações possíveis entre os estudos da deficiência e as teorias feministas e de gênero. Revista Estudos Feministas, v. 27, n. 2, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n256147>. Acesso em: 10 mar. 2021
MAIOR, I. M. M. L. Movimento político das pessoas com deficiência: reflexões sobre a conquista de direitos. Inclusão Social, v. 10, n. 2, 2017. Disponível em; <https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4029>. Acesso em: 10 mar. 2021
MELLO, A. G. Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 10, p. 3265-3276, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/J959p5hgv5TYZgWbKvspRtF/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 10 mar. 2021
MELLO, A. G. Politizar a deficiência, aleijar o queer: algumas notas sobre a produção as hashtag #ÉCapacitismoQuando no Facebook. In: PRATA, N.; PESSOA, S. C. Desigualdades, gêneros e comunicação. São Paulo: Intercom. p. 125-143, 2019.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. São Paulo: Vozes, 2013.
NORDSTROM, M. et al. Nutritional challenges in children and adolescents with Down syndrome. Lancet Child Adolesc Health, v. 4, n. 6, p. 455-464, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/s2352-4642(19)30400-6>. Acesso em: 10 mar. 2021.
NUERNBERG, A. H. Psicologia e Estudos sobre deficiência: história e perspectivas. In: GESSER, M. Psicologia e pessoas com deficiências. Florianópolis: Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina. Florianópolis: CRP-12: Tribo da Ilha.
OLIVEIRA, M. A. S. G. F. Representações sociais dos professores de adolescentes com trissomia do 21 em escolas públicas e privadas no município do Recife-PE. Dissertação (Mestrado em Hebiatria). Pernambuco: Universidade de Pernambuco, 2016. Disponível em: <http://www.upe.br/posfop/mestradohebiatria/anexos/dissertacoes/2016/2016-MARIANAALVES-DE-SOUZA-GAMA-OLIVEIRA.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2021.
PAES, S. S. M.; RENK, V. E.; SIMÃO-SILVA, D. P. A inclusão de alunos com TDAH – um decênio das diretrizes de Educação Especial em Santa Catarina: um modelo de beneficência? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 30, n. 114, p. 254–273, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902308>. Acesso em: 19 nov. 2022.
RÉGIS, H. C. B. Mulheres com deficiência intelectual e a esterilização involuntária: de quem é esse corpo? Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123020>. Acesso em: 15 mar. 2021.
RODRIGUES, A. P. N.; LIMA, C. A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Interritórios, v. 3, n. 5, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.33052/inter.v3i5.234432>. Acesso em: 16 abr. 2021.
ROTTA, E. I. G. L. et al. Análise do discurso da “segurança” na área da saúde: uma crítica ao trabalhador como vigilante de si. Trabalho, Educação e Saúde, v. 16, n. 3, p. 1361–1380, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00138>. Acesso em: 20 mar. 2021.
SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Amazonas: Wva, 2010.
SCHETTINI, D. L. C; RIPER M., L. V.; DUARTE E. D. Apreciação familiar acerca do diagnóstico de síndrome de Down. Texto & Contexto Enfermagem, v. 29, p. 1-14, 2020. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/tce/a/mjHCTyYzw8sLsSfJJqdzfvQ/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 03 ago. 2021.
SILVA, R. C.; FERREIRA, M. A. Construindo o roteiro de entrevista na pesquisa em representações sociais: como, por que, para que. Escola Anna Nery, v. 16, n. 3, p. 607-612, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s1414-81452012000300026>. Acesso em: 16 mar. 2021.
SPINK, M. J. P. O conceito de representação social na abordagem psicossocial. Cadernos de Saúde Pública, v. 9, n. 3, p. 300-308, 1993. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-311X1993000300017>. Acesso em: 12 mar. 2021
VIEIRA, C; CARVALHO, C. Trissomia 21 na adultícia: o sucesso à luz da qualidade de vida. Revista Educação Inclusiva, v. 2, n. 1, p.7-21, 2018. Disponível em: <http://revista.uepb.edu.br/index.php/REIN/article/view/4319>. Acesso em: 04 abr. 2021.
VYGOTSKY, L. S. et al. A formação social da mente e o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
WACHELKE, J. F. R.; CAMARGO, B. V. Representações sociais, representações individuais e comportamento. Interam. J. Psychol., Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 379-390, dez. 2007. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-96902007000300013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 02 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo da Revista está licenciado sob a Licença Creative Commons BY NCND 4.0.