Presentes e crianças: aprendendo a dar e receber no contexto doméstico
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.vi36.59522Resumo
A economia da dádiva tem sido um dos temas clássicos da pesquisa social. As crianças geralmente têm ficado de fora dessas reflexões, mesmo quando participam de diversas
formas dessa prática social, cultural e relacional. Este artigo analisa as compreensões de um grupo de crianças e pais da classe média bogotana sobre os significados que os presentes adquirem no contexto doméstico. Argumenta-se que o ritual de dar e receber é outro cenário de socialização no qual as crianças aprendem sobre a estruturação das relações sociais, dos afetos, das hierarquias geracionais e da configuração de sua experiência infantil. Os dados etnográficos provêm de algumas entrevistas realizadas
em 2018 no âmbito de uma pesquisa de doutorado. O trabalho contribui para discussões teóricas sobre economias de dádiva ao introduzir outras variáveis analíticas como idade, diferenças geracionais e aprendizado.
Referências
APPADURAI, A. La vida social de las cosas: perspectiva cultural de las mercancías. Ciudad de México: Grijalbo, 1991.
ARISTIZÁBAL, D. M. Niños deseantes y mercados emergentes. Reflexión histórica sobre la infancia y el consumo en Colombia, primera mitad del siglo XX. Trashumante. Revista Americana De Historia Social, Medellín y Ciudad de México, n. 8, p. 200-225, 2016.
ARISTIZÁBAL, D. M. Ventanas etnográficas al mundo económico de las infancias: relaciones de interdependencia de niños y adultos de clase media en Bogotá. Tesis (Doctorado en Antropología) – Universidad de los Andes, Bogotá, 2020.
BOURDIEU, P. Bosquejo de una teoría de la práctica. Valencia: Prometeo Editorial, 2012. (Original de 1972).
BUCKINGHAM, D. Childhood and Consumer Culture. Basingtoke: Palgrave Macmillan, 2010.
BUCKINGHAM, D. 2011. The material child: growing up in consumer culture. Cambridge: Polity Press, 2011.
CARLI, S. La cuestión de la infancia: entre la escuela, la calle y el shopping. Buenos Aires: Paidós, 2006.
CHEAL, D. The Gift Economy. Londres: Routledge, 2015.
CHIN, E. Purchasing Power: Black Kids and American Consumer Culture. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2001.
COOK, D. The Other Child Study: Figuring Children as Consumers in Market Research, 1910s -1990s. Sociological Quarterly, New Yersey, v. 14, n. 3, p. 487-507, 2000.
CORSARO, W.; EDER, D. Children’s Peer Culture. Annu Review of Sociology, San Mateo (USA), v. 16, p. 197-220, 1990.
DARR, A. Gift giving in mass consumption markets. Current Sociology, Londres, n. 64, p. 92-112, 2017.
DEVAULT, M. Family discourse and everyday practice: gender and class at the dinner table, Syracuse Scholar, Nueva York, n. 11, p. 1-16, 1991.
DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. El mundo de los bienes. Hacia una antropología del consumo. Ciudad de México: Grijalbo, 1990. (Original de 1979).
DUBREUCQ, É. The Time of Childhood. Le Télémaque, v. 55, n. 1, p. 41-53, 2019.
GODELIER, M. El enigma del don: dinero, regalos y objetos santos. Barcelona: Paidós Ibérica, 1998.
GREGORY, C. Gifts and Commodities. Londres: Academic Press,1982.
GIESLER, M. Consumer Gift Systems. Journal of Consumer Research, Chicago, n. 33, p. 283-290, 2006.
HAUGEN, G. Relations between money and love in postdivorce families: children’s perspectives. Childhood, v. 12, n. 4, p. 507-526, 2005.
JAFFE, A. Packaged Sentiments: The Social Meanings of Greeting Cards. Journal of Material Culture, Londres, v. 4, n. 2, p. 115-141, 1999.
JENSEN, J. Cloth, Butter, and Boarders. Women’s House - Hold Production for the Market. Review of Radical Political Economics, n. 12, p. 14-24, 1980.
KOMTER, A. 2007. Gifts and Social Relations: The Mechanisms of Reciprocity. International Sociology, Londres, v. 2, n. 1, p. 93-107.
KRUUSE, K.; KALMUS, V.; RUNNEL, P.; SIIBAK, A. Mapping Children’s Life-Worlds: A Content-Analytical Study of Drawings of Favourite Gifts. Journal of Ethnology and Folkloristics, v. 14, n. 2, p. 123-141, 2020.
LAYNE, L. He was a real baby with baby things: a material culture analysis of personhood, parenthood and pregnancy loss. Journal of Material Culture, Londres, v. 5, n. 3, p. 321-345, 2000.
LEVI-STRAUSS, C. Guerra y Comercio entre los indios de América del Sur (Traducción). Renaissance, Paris, n. 2, p. 122-139, ene./jun. 1943.
LEVISON, D. Children as economic agents. Feminist Economist, Londres, v. 6, n. 1, p. 125-134, 2000.
MALINOWSKI, B. Argonautas del Pacífico Occidental I. Barcelona: Planeta, 1986. (Original de 1922).
MAUSS, M. Ensayo sobre el Don: Forma y función del intercambio en las sociedades arcaicas. Buenos Aires: Katz Editores, 2009. (Original de 1923).
MILLER, D. A Theory of Shopping. Ithaca, NY: Cornell University Press, 1998.
MODELL, J. Patterns of Consumption, Acculturation, and Family Income. Strategies in Late Nineteenth - Century America. In: HAREVEN, T. K.; VINOVSKIS, M. A. (Orgs.). Family and Population in Late Nineteenth Century America. New Yersey: Princeton University Press, 1978, p. 206-240.
NIEUWENHUYS, O. 2006. Childhood gifts. Childhood, v. 13, n. 2, p. 147-153, 2006.
PARRY, J. The Gift, The Indian Gift and the “Indian Gift’, Man, n. 21, p. 453-473, 1985.
PUGH, A. Longing and Belonging: Parents, Children and Consumer Culture. Berkeley, CA: University of California Press, 2009.
RICHINS, M.; CHAPLIN, L. Material Parenting: How the Use of Goods in Parenting Fosters Materialism in the Next Generation. Journal of Consumer Research, v. 41, n. 6, p. 1333-1357, 2015.
SCHEINKMAN, L. Entre el deseo y la felicidad: prácticas de consumo de golosinas, sociabilidad infantil y jerarquías sociales (Argentina, 1898-1941). Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 14, n. 36, p. 1-41, 2022.
SILBER, I. Gifts in Rites of Passage or gifts as rites of passage? Standing at the threshold between Van Gennep and Marcel Mauss. Journal of Classical Sociology, Londres, v. 18, n. 4, p. 348-360, 2018.
SMITH, C. Auctions: the social construction of value. California: University of California Press, 1990.
SOSENSKI, S. El niño consumidor: una construcción publicitaria de mediados del siglo XX. In: ACEVEDO, A.; CABALLERO, P. L. (Orgs.). Ciudadanos Inesperados. Espacios de formación de Ciudadanía ayer y hoy. Ciudad de México: El Colegio de México, 2012. p. 191-222.
TITMUSS, R. The gift of blood. Trans-action, Londres, n. 8, p. 18-26, 1971.
WEBLEY, P. Children’s understanding of economics. In: BARRETT, M.; BUCHANANBARROW, E. (Orgs.). Children’s understanding of Society. Hove: Psychology Press, 1996, p. 43-64.
ZARAGOZA, M. Ampliar el marco. Hacia una historia material de las emociones. Vínculos de Historia, Castilla, n. 4, p. 28-40, 2015.
ZELIZER, V. Pricing the Priceless Child. The Changing Social Value of Children. Princeton: Princeton University Press,1985.
ZELIZER, V. Kids and Commerce. Childhood, v. 9, n. 4, p. 375-396, 2002.
ZUKIN, S. Point of Purchase: How Shopping Changed American Culture. New York: Routledge, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo da Revista está licenciado sob a Licença Creative Commons BY NCND 4.0.