A circulação de crianças na cidade de Alegre (ES): apropriação e significação do espaço público
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v1i40.59852Palavras-chave:
infância, crianças, circulação, cidade pequenaResumo
O presente trabalho visa refletir sobre aspectos que envolvem a circulação de crianças
nos espaços públicos da cidade de Alegre, no estado do Espírito Santo (ES), Brasil. Os dados aqui analisados têm origem em uma pesquisa que lançou mão da etnografia em movimento por meio do acompanhamento de 29 crianças em seus momentos de circulação na cidade. Pretende-se, ao compreender as infâncias e suas experiências urbanas, cotejar elementos entre os campos dos estudos urbanos e dos estudos da infância, em especial os debates teóricos que relacionam infâncias, crianças e cidades. Os resultados indicam aspectos relacionados: (i) às motivações para a circulação, definidas tanto pelos adultos quanto pelas próprias crianças; (ii) aos limites e possibilidades de circulação, evidenciando como a autonomia contribui para uma maior compreensão da cidade; e (iii) às formas de significação e apropriação dos espaços por meio do “circular brincando”.
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