Vozes das crianças em contexto de violência testemunhal: desafios para uma escuta ética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v1i38.60224

Palavras-chave:

Estudos Sociais da Infância, violência testemunhal, escuta ética, estudos feministas e de gênero, Educação Infantil

Resumo

Este artigo trata da violência doméstica conjugal que permeia a vida das crianças e mulheres. Aborda a problemática das expressões das crianças pequenas em contexto de violência testemunhal, apontando os desafios de uma escuta ética e acolhedora. Surgiu de uma pesquisa de doutorado que entrevistou 7 profissionais da rede de apoio contra violência e de escolas de Educação Infantil de São Paulo. Tem como referenciais teóricos os Estudos Sociais da Infância, que evidenciam a participação da criança na sociedade como sujeito de direitos, e os Estudos Feministas e de Gênero, que localizam a criança e a mulher na sociedade patriarcal. Os resultados problematizam os valores atribuídos às vozes dessas crianças, com o problema da dupla violência exercida contra elas: a violência testemunhal e a condição de invisibilidade, trazendo subsídios para pensar condições e modos de intervir para garantir a proteção e o direito das crianças à uma vida sem violência.

 

Biografia do Autor

Ana Paula Pereira Gomes, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Integrante do Grupo de Pesquisa: Gênero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade pela mesma universidade. Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Daniela Finco, Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação da Pequena Infância Cultura e Sociedade - Unifesp- Brasil.

Referências

ALANEN, L. Estudos feministas/Estudos da infância: paralelos, ligações e perspectivas. In.: CASTRO, L.R. Crianças e jovens na construção da cultura. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2001. p. 69-92.

AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. A violência doméstica na infância e na adolescência. São Paulo: Robe Editorial, 1995.

COHN, C. Antropologia da criança. São Paulo: Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2005.

FAERMANN, L. A.; SILVA, F. A. Impactos sociais na vida de crianças e de adolescentes que presenciam violência doméstica contra suas mães. Revista Ciências Humanas UNITAU, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 99-118, 2014.

FBSP, Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil. São Paulo, 2021.

GUIMARÃES, M. C.; PEDROZA, R. L. S. Violência contra a mulher: Problematizando definições teóricas, filosóficas e jurídicas. Psicologia e Sociedade, v. 27, n. 2, p. 256-266, 2015.

MAYALL, B. The sociology of childhood in relation to children's rights. The International Journal of Children's Rights, v. 8, p. 243-259, 2000.

PREITE, F. D. “I bambini ci guardano”. La violenza assistita intrafamiliare. In: ULIVIERI, S. et al. (Ed.). Corpi violati. Condizionamenti educativi e violenze di genere: condizionamenti educativi e violenze di genere. Milano: Franco Angeli, 2014.

QVORTRUP, J. A infância enquanto categoria estrutural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 631-643, mai./ago. 2010.

SAFFIOTI, H. I. B. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Perseu Abramo, 2011.

SOARES, N. F. Os direitos das crianças nas encruzilhadas da proteção e da participação ZERO-A-SEIS. Florianópolis, v. 7 n. 12, Jul./Dez. 2005.

SOARES, N. F.; TOMÁS, C. Da emergência da participação à necessidade de consolidação da cidadania da infância. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz (orgs.). Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação, Portugal: ASA Editores S.A., 2004, p. 135-162.

VARELA, Nuria. Violência de género en hijos e hijas de maltratadores: la perpetuación de la violência. Granada: Comare, 2020.

VIANNA, C. P.; DAL'IGNA, M. C.; SCHERER, R. P. Entrevista com Cláudia Vianna: “Gênero: conceito capaz de apreender a construção social e histórica das relações sociais”. Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. l, p. 7-24, jan./jun. 2020.

Downloads

Publicado

10-07-2024

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: AS VOZES DE MENINOS E MENINAS NA AMÉRICA LATINA: CONTROVÉRSIAS, DESAFIOS E AVANÇOS